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quarta-feira, 30 de março de 2011

Jornada Bíblica - Parte I - Abertura e café da manhã


Graça e Paz!

Este projeto que nasceu no coração de Deus, foi uma verdadeira benção!!! A Jornada Bíblica da IPB foi um sucesso e graças á Deus pudemos perceber o envolvimento das crianças e jovens em todos os momentos. Se tinhamos alguma dúvida em dar continuidade ao projeto elas foram exterminadas ao vermos tamanha comunhão entre todos, eu disse todos, os membros da igreja. Quem não pode ministrar, doou; quem não pode doar, ministrou; e quem não pode ir, orou! Maravilha!!!Agradecemos á todos que se entregaram a este projeto e pedimos á Deus que os abençôe!!! Assim deve ser o corpo de Cristo, todos em comunhão  e com o próposito de levar a Palavra do Senhor onde ela deve chegar que é no coração das pessoas...Vamos postar as fotos em partes por que tem muita coisa pra mostrar...

Hérica, Áurea, Layane, Nina, amiga da Layane e Elaine na preparação da jornada


Abertura oficial com a Tia Elaine fazendo a oração

Tia Hérica entregando os crachás de identificação

Tia Mariana entregando os crachás

Momento de oração

Momento de louvor com Layane e Nina


Devocional...2Reis 5- 1:5

Simone e D. Norma arrumando o café da manhã

Hora do lanche, que hora mais feliz!!!

Acampamento da UMP Paulista - Sínodo Sudoeste Paulista

Graça e Paz!
Demorou mas consegui algumas fotos do acampamento da União da Mocidade Presbiteriana, no qual estiverão presentes os jovens da IPB SCR Pardo...As fotos eu roubei do orkut da Layane...rsrsrs...mas foi por uma boa causa.

Toda a turma do acampamento

Noite da fogueira

No calor da fogueira

Futebol de casal

Pr. Jair e Sara Rebeca com o uniforme do Mengo

Futebol de casal

As meninas S2



Noite Tropical

O quartinho arrumadinho

Os levitas

Troféu abacaxi

O culto

Momento de bate-papo

Piscina sem sol, mas valeu!

Jovens do Senhor

Noite de gala

Brincadeiras

terça-feira, 29 de março de 2011

Dinâmicas para fixação de histórias Bíblicas

Graça e Paz!
Jesus evangelizava contando histórias, as conhecidas parábolas, daí a importância de seguir estes passos do próprio Jesus. Hoje postamos sugestões de dinâmicas para interação das crianças durante o momento de contar histórias. A participação da criança durante a história é muito interessante pois age como meio de memorização. Usar de artíficos externos como fantoches, flanelógrafo, slides e outros é interessante e principalmente ter uma boa dicção e expressão corporal. Mais adiante postaremos artigos sobre a arte de contar histórias, por enquanto vai algumas dinâmicas...Fiquem na Paz de Cristo!

Sugestões e exemplos de atividades dinâmicas 
coletadas do Manual para o Culto Infantil 2000 - Ed. Sinodal.

- colocar a criança na situação de um dos personagens. Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reações; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (podem ser moedas de chocolate).

- explorar o conhecimento prévio das crianças. Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...

- permitir que participem durante a história. 1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).

2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.

- Dramatização (cena muda / mímica / fantoches) 1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).

2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.

- Painel (em grupo)

1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história. 2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.

- Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história

Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.

- Envolver a comunidade

1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..) 2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital.

sábado, 26 de março de 2011

Teatrinho para Páscoa: DISCIPULUZINHOS EM UMA AVENTURA NA PÁSCOA

Este teatrinho é bastante simples e divertido, a minha sugestão pessoal é que as tias da EBD ou os jovens representem e como no final tem o tema "festa", as crianças podem entrar fazendo festa e cantando uma música bem alegre pra Jesus (sugestão: Tempo de Festa do Diante do Trono). Deixe a imaginação rolar e faça adaptações que achar necessário, o importante é fazer chegar a mensagem de Páscoa não é só comer ovo de páscoa, até mesmo porque coelho nem bota ovo!!!!rsrsrsrs!!!!



DISCIPULUZINHOS EM UMA AVENTURA NA PÁSCOA


Nesta esquete os três, Disci, Pulu e zinho divertem e animam a plateia, enquanto aproveitam pra falar sobre o significado da páscoa.

OS TRÊS – Bom dia! Em Deus faremos proezas!
DISCI – Sou a Disci, uma menina muito feliz.
Que faz sempre a lição
E a verdade sempre diz.

PULU – Vive comendo giz!!! (gargalhadas)

DISCI – Sem graça...

PULU – Brincadeirinha...

ZINHO – Zinho é o meu nome,
Gosto muito de estudar.
Faço tudo com carinho e dedicação.

PULU – Mas tem um furo no meio do calção! (gargalhadas)

ZINHO – Pulu!

PULU – Brincadeirinha... Eu sou Pulu. Amo Jesus e meus irmãos,
Leio sempre a Bíblia
E sou muito feliz...
DISCI E ZINHO – Mas vive metendo o dedo no nariz... (gargalhadas)
PULU – Não vale! Não vale!
DISCI – Vejam! Quantas crianças!
PULU – Uma mais linda que a outra!!! E aí? Tudo em cima?
ZINHO – É muito bom estar aqui na Igreja de Crianças...
DISCI – A festa hoje está linda!
PULU – Você disse festa? Cadê o Bolo?
DISCI E ZINHO – Pulu!
PULU – Foi mau...

ZINHO – Estamos comemorando a Páscoa!
PULU – Será que horas que vão trazer os ovos de chocolate? Eu quero um ovo bem grandão!
DISCI – Pulu, não acredito, você ainda não sabe o verdadeiro sentido da Páscoa?
PULU – Sei, ou melhor, mais ou menos.
ZINHO – O faraó estava com seu coração endurecido e escravizava o povo de Deus. Através de Moisés, Deus enviou 10 pragas para os egípcios. A décima praga foi a morte dos primogênitos.
DISCI – O faraó deixou o povo ir embora do Egito. Os primogênitos do povo de Deus não foram mortos, pois Deus mandou que o povo passasse sangue de um cordeiro nos umbrais das portas, para protege-los do anjo da morte.
ZINHO – O sangue de Jesus, também nos livrou da morte. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Isso é páscoa! A festa que lembra esses acontecemientos, a libertação do povo de Deus através do sangue do cordeiro. A nossa libertação pela morte e ressurreição de Jesus!
PULU – Que lindo turma! Como Deus é maravilhoso! Eu amo Jesus! Como é que a páscoa foi virar coelho botando ovo de chocolate? Que absurdo!E coelho bota ovo?
DISCI – Jesus morreu pelos nossos pecados.
ZINHO – E ressuscitou ao terceiro dia. Hoje é dia de Festa!
PULU – Você disse festa? Cadê o bolo?
DISCI E ZINHO – Pulu!
PULU – Foi mau. Nesta semana, eu quero falar pra todos meus amiguinhos sobre o verdadeiro sentido da páscoa, tenho muitos que ainda não sabem.
ZINHO - Eu também...
DISCI – Zinho, eu tenho uma dúvida, é pecado então comer o ovo de chocolate? Eu ganhei um ovão do meu tio, o que faço com ele?
PULU – Pode me dar essa parada, morô? Eu sei o que fazer com ele...
ZINHO – Não Disci, não é pecado. Você pode come-lo, pecado é trocar o verdadeiro sentido da páscoa por ovo de chocolate. Não precisa jogar o ovo fora, mas não se esqueça de ensinar seu tio o que é a páscoa, ok?
PULU – É o seguinte, pintou um lance aí... precisamos ir.
DISCI – É Verdade, a festa precisa continuar.
PULU – Você disse festa? Cadê o bolo?
DISCI E ZINHO – Pulu!
PULU – Foi mau!
ZINHO – Gente, foi um prazer estar aqui com você...
DISCI – Um grande beijo da turma dos Discipulozinhos.
PULU – E não se esqueçam!
OS TRÊS – Em Deus faremos proezas!

MÚSICA SUGERIDA NA COLUNA AO LADO

sexta-feira, 25 de março de 2011

"A criança aprende o que vive e vive o que aprende"

Graça e Paz meus queridos!

Vai um artigo sobre os exemplos que deixamos para as crianças...é meio que um desabafo pois me entristece o fato de alguns pais que não ensinam seus filhos a ter compromisso com Deus!!! Podemos orar por esses pais e clamar ao Senhor que toque seus corações...




"A criança aprende o que vive e vive o que aprende"

Se a criança vive sob crítica,
Ela aprende a condenar;
Se a criança vive sob hostilidade,
Ela aprende a brigar;
Se a criança vive ridicularizada,
Ela aprende a ser tímida;
Se a criança vive sob humilhação,
Ela aprende a sentir-se culpada;
Se a criança vive com tolerância,
Ela aprende a paciência;
Se a criança vive com encorajamento,
Ela aprende a ter confiança;
Se a criança vive com louvor,
Ela aprende a apreciar;
Se a criança vive com compreensão,
Ela aprende a justiça;
Se a criança vive com segurança,
Ela aprende a ter fé;
Se a criança vive com aprovação.
Ela aprende a gostar de si mesma;
Se a criança vive com aceitação e amizade,
Ela aprende a achar amor no mundo.

Se a criança vive alheia a Palavra de Deus e ao seu amor
Ela aprende a negar a Cristo e não usufruir da sua Graça

"Nós amamos porque Deus nos amou primeiro". Vamos ensinar as crianças o quanto Deus nos ama...

Visuais para história de Jonas e o grande peixe

Referência Bíblica: Jonas 1. 1:2

Referência Bíblica: Jonas 1.3

Referência Bíblica: Jonas 1.4
Referência Bíblica: Jonas 1.15


Referência Bíblica: Jonas 1.17

Referência Bíblica: Jonas 2. 5



Graça e Paz!
Vai acima os visuais para a história de Jonas que é um exemplo clássico sobre a negação ao chamado de Deus...Como sabemos Jonas tentou fugir da voz de Deus e não conseguiu! Assim é também em nossas vidas não adianta nos esconder, pois Deus é Deus de todo o universo, criador do céu e da terra, Ele sempre estará presente, mesmo que a gente não queira!

terça-feira, 22 de março de 2011

Por que o cordeiro?

Como já estamos no período anterior á Páscoa segue um texto bem simplificado para explicar o motivo de o cordeiro ser um dos símbolos da Páscoa. Sabemos que para nós cristãos "se fosse possível" descrever a Páscoa com apenas uma imagem o cordeiro seria o que mais se encaixaria, todavia sabemos que a Páscoa transcende o nosso próprio entendimento pois se refere a libertação, a renascimento em Cristo. Vai um post de cordeirinho bem bonitinho pra copiarem...

Segue o texto:

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.

Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.

Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.


(sem autoria)

ENSINANDO A CRIANÇA A ORAR

Graça e Paz!

Hoje post um visual com o tema "Ensinando a criança á orar". Através de cinco bons motivos, e do visual, deixamos lembretes para a criança sobre por quem ela deve orar. Fizemos este trabalho na sala da EBD no último domingo, levei o contorno da mão já recortado e os lembretes as crianças recortaram e colaram durante a aula. Depois expliquei um a um e com a graça de Deus creio que eles entenderam....rsrsrs...estamos todos ansiosos pela I Jornada Bíblica que acontece domingo 27/03/11, peço que os irmaõs estejam em oração pra que tudo dê certo e que seja pra honra e glória do Senhor.
Ah!!!Esse material eu consegui no acaokidstatyamaral.blogspot, através do blog dela fui visitando os blogs indicados e achei este trabalho, visita que lá tem muita coisa legal...

Segue o post...


ENSINANDO A CRIANÇA A ORAR
POR QUEM DEVEMOS ORAR?

1. Por mim.
2. Pelos que estão fracos (Doentes salvos com problemas, não salvos).
3. Pelas autoridades (Pais, professores, policiais, membros do governo).
4. Pelos que me ensinam sobre Cristo ( Prof. da EBD,pastor,prof. da classe Boas Novas).
5. Pelas pessoas que amo (Família e amigos).
Paulo nos ensina a continuar "Perseverantes em oração"(Romanos 12:12).
Ajude as crianças desde pequeninas a fazerem da oração uma parte importante da sua vida diária.
Ao ensinar uma criança sobre a oração,use sua mão como recurso visual.
Cada dedo deve ser um lembrete das pessoas por quem ela deve orar.
(Extraído da Bíblia de Recursos para o Min. com Crianças.Apec).

quarta-feira, 16 de março de 2011

Presente...Letra e vídeo

Geração de Samuel

Fernandinho

Composição: Fernandinho
 
Eu faço parte de um novo tempo
Que está nascendo em minha nação
Eu sou o fruto de uma semente
Que foi plantada há muito tempo atrás
Por meus irmãos
A geração de Samuel está se levantando
Em todo lugar
Geração que depõe Saul
Geração que unge Davi
Para um tempo de louvor

terça-feira, 15 de março de 2011

Festival da Gratidão

Como está escrito em meu perfil, os irmãos sabem que tenho lecionado (e aprendido) na EBD da IPB, igreja em que congrego. Venho hoje compartilhar com todos o maravilhoso dom que as crianças possuem de nos surpreender á cada aula. Palavras novas, uma expressão diferente e atitudes inusitadas podem acontecer a qualquer momento e sem o menor aviso! Isso acontece porque os pequenos são puros de coração e espontâneos também, na aula do último domingo fiquei muito contente em perceber nos meus alunos tamanha compaixão e gratidão que foi expressa no momento da oração. Teve criança pedindo oração pelo Japão, oração pelo tio doente, oração pelas nossas aulas e o que mais me deixou feliz....agradecimentos!!!! É certo que eu tenho que dar um empurrão pra eles começarem a oração, mas creio que o Espírito Santo haje de forma sobrenatural sobre as oração das crianças porqe assim que um começa os outros vão dando continuidade...Teve criança agradecendo pela família, pela própria saúde e de sua casa, pelo aniversário que vem chegando, pela liberdade de adorar, enfim agradecimentos e mais agradecimentos...É muito bom percerber que eles entendem que o grande responsável por nossas vidas é Deus, o Criador, Restaurador, Médicodos dos médicos e dono de toda providência...Por isso resolvi postar para os irmãos um artigo com o "Festival da Gratidão", o projetinho não é meu, infelismente não tenho como postar os créditos de quem fez, mas o material é muito bom e certamente pode ser aproveitado pra enfatizar o quanto devemos ser agradecidos á Deus nosso criador.

Hérica Andrade


FESTIVAL DA GRATIDÃO
Pamela J. Juhn

FORMAS DE INCENTIVAR A GRATIDÃO NAS CRIANÇAS

1.     Faça pratos de gratidão para as crianças cujo aprendizado é visual. Grampei figuras retiradas de revistas em um prato descartável de sobremesa. As figuras devem representar motivos para sermos agradecidos – frutas, mãe, pai, igreja, bicicleta, animais de estimação, etc. (Ou permita que as crianças desenhem e colem no prato o motivo pelo qual desejam agradecer.) Entregue um prato a cada criança durante a oração. Quando você disser: “Agradecemos, Jesus, pelo/a ...” a criança, uma de cada vez, ou coletivamente, menciona o item que se encontra no prato.

        2.   Ensine os estudantes a usarem a Palavra de Deus nos momentos de louvor. O Salmo 118:28 (NVI) diz: “Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei”. Este é um verso repleto de gratidão a Deus. Se as crianças o aprenderem agora, ele permanecerá em sua memória pelo resto da vida, incentivando-as a sempre serem gratas. Use o verso no início de seus momentos de louvor, permitindo às crianças repetirem-no com você; ou escolha uma criança a cada semana para conduzir o louvor, orando o verso de gratidão a Deus.

        Outros versos que podem ser memorizados:

        “Eu Te louvarei, Senhor, de todo o coração” (Salmo 138:1*).
        
         “Damos-Te graças, ó Deus, damos-Te graças” (Salmo 75:1*).

        “Senhor, quero dar-Te graças de todo o coração” (Salmo 9:1*)


* Nova Versão Internacional.

3.     Faça um cartaz de gratidão para as crianças levarem para casa. Corte cada folha de papel cartão em quatro partes. Forneça material decorativo (adesivos ou EVA recortado em formas variadas) para compôr a moldura do cartaz. Faça um furo perto do topo do cartaz, à direita. Prenda um barbante no furo pelo lado de trás e na outra extremidade do barbante amarre um lápis. Escreva no topo: “Lista de gratidão do/da: ___________________”. Faça 31 linhas numeradas. Incentive as crianças a registrarem a cada dia um motivo pelo qual serem agradecidas. As crianças menores podem fazer um desenho representando aquilo pelo que são agradecidas.

              As crianças de 9 a 12 anos podem ser incentivadas a encontrarem versos nos Salmos ou em outras partes da Bíblia que falem de gratidão e anotá-los na linha representando cada dia.

4.   Faça um mural de pedidos de oração. Coloque nas bordas corações brilhantes. Escreva o verso: “Louvado seja Deus que não rejeitou a minha oração” (Salmo 66:20, NVI). Ajude os mais novos que têm dificuldade para ler. Faça da oração um momento especial a cada semana e registre os pedidos de oração. Quando uma das orações for atendida, cubra o registro com um lindo rosto sorrindo.

     

RESUMINDO

Deus habita na gratidão de Seus filhos”. Subitamente, compreendi. As crianças podem se esquecer de nossos momentos especiais de oração, mas espero que sempre se lembrem de que a gratidão alegra a Deus, e de que Ele abençoa a gratidão com Sua presença.





        UMA ÚLTIMA PALAVRA

        Mantenha contato com as crianças durante a semana enviando-lhes cartões postais a fim de assegurar-lhes de que você está orando pelos pedidos que fizeram. Não use o chavão: “Estou orando por você”, mas, “Estou orando para que sua mãe fique bem logo”, ou “Estou orando para que você encontre um meio de testemunhar a seu amigo”. Veja com que crianças você poderá ter acesso por e-mail e envie-lhes um e-card com a mesma mensagem.

        As crianças são facilmente conduzidas. Ajude-as a desenvolverem uma vida de gratidão a nosso Pai celestial, a Jesus, o Filho; e ao Espírito Santo. Assim como ocorre com tudo o que é bom, isso exigirá tempo e esforços, mas você saberá que vale a pena quando sentir a presença de Deus cada vez mais entre as crianças – ainda, veja a alegria e o espírito de gratidão permanecer nelas enquanto se tornam homens e mulheres que estão transformando o mundo para Deus.



TRÊS RESULTADOS VISÍVEIS DA GRATIDÃO

1.    Agradeça a Deus por cada um de seus alunos – incluindo as suas imperfeições. Ao começar a agradecer a Deus pelo João, com sua constante agitação; pela Mariana, com suas incessantes perguntas; pelo Alex, com seus comentários fora de contexto, algo começa a acontecer em seu interior. Seu coração fica inundado com mais amor e paciência e Deus lhe dá idéias a respeito de como enfrentar a agitação, as perguntas e os comentários desnecessários.
2.    Agradeça a Deus pelo privilégio de poder contribuir com a formação religiosa de seus alunos. Ao agradecer a Deus por permitir-lhe esse tempo com as crianças, irá descobrir novas idéias que o/a ajudarão a transformar essas pequenas vidas em homens e mulheres que viviverão radicalmente vidas reais.
3.    Agradeça a Deus pelo que Ele é. Ao agradecer-lhe pelo que Ele é, pelo que Ele concede e pelo que Ele faz, sua vida borbulhará da alegria que somente vem de Deus – alegria que o/a mantém seguindo em frente, mesmo diante dos reveses que a vida contém. A alegria atrairá as crianças a amarem você e a Deus pela ação da gratidão.




Pamela J. Kuhn vive em Muncie, Indiana, onde trabalha com vários grupos de crianças. Ela escreveu vários livros com materiais para facilitar o preparo dos professores para a Escola Sabatina. “As crianças suscitam o melhor em mim”, ela diz. “Isto é algo pelo que ser agradecida a Deus!”

sexta-feira, 11 de março de 2011


Um gif de presente pra enfeitar blog ou orkut.

Bjks

quarta-feira, 9 de março de 2011

O 1º passo para evangelizar crianças



Graça e Paz meus queridos!

Hoje estarei disponibilizando um arquivo á respeito da responsabilidade na educação cristã das crianças. Pessoalmente acredito que este seja o 1º passo na evangelização dos pequeninos, e um passo decisivo, pois antes de tudo é preciso estar conciente de que todos nós somos responsáveis na educação deles.

Não adianta apenas querer que meu filho ou qualquer outra criança conheça a Jesus, é preciso agir e rápido pois o inimigo não adormece e está na espreita, temos que ganhar as crianças antes dele, sempre com fé no Senhor e crendo que Ele é o nosso libertador, e isto inclui as crianças também!

Baseado na Palavra do Senhor, a Bíblia, seguem algumas orientações sobre de quem é a responsabilidade em educarmos os pequeninos.

Hérica Andrade


É MINHA RESPONSABILIDADE???

QUEM DEVE ENSINAR A CRIANÇA?

I - OS PAIS - NO LAR

Gênesis 18:19
Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.

Salmos 78:2-7
2  Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade.
Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado.
Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez.
Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos;
Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos;
Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos.

Êxodos 12:26-27
26E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?
27  Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.
 

1 Samuel 3:13
Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.

Deuteronômio 6:2
  Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.

Deuteronômio 6:7
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

Deuteronômio 11:19
E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;

Deuteronômio 31:12,13
12  Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao SENHOR vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei;
13  E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao SENHOR vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir.

"O LAR É O CANAL DE COMUNICAÇÃO, FONTE PRIMÁRIA PARA O CONHECIMENTO DE DEUS".

II - OS MINISTROS DE DEUS - PROFESSORES, HOMENS, MULHERES E JOVENS CHAMADOS POR DEUS.

1 Samuel 3:1
1  E O JOVEM Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.