Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Festival da Gratidão

Como está escrito em meu perfil, os irmãos sabem que tenho lecionado (e aprendido) na EBD da IPB, igreja em que congrego. Venho hoje compartilhar com todos o maravilhoso dom que as crianças possuem de nos surpreender á cada aula. Palavras novas, uma expressão diferente e atitudes inusitadas podem acontecer a qualquer momento e sem o menor aviso! Isso acontece porque os pequenos são puros de coração e espontâneos também, na aula do último domingo fiquei muito contente em perceber nos meus alunos tamanha compaixão e gratidão que foi expressa no momento da oração. Teve criança pedindo oração pelo Japão, oração pelo tio doente, oração pelas nossas aulas e o que mais me deixou feliz....agradecimentos!!!! É certo que eu tenho que dar um empurrão pra eles começarem a oração, mas creio que o Espírito Santo haje de forma sobrenatural sobre as oração das crianças porqe assim que um começa os outros vão dando continuidade...Teve criança agradecendo pela família, pela própria saúde e de sua casa, pelo aniversário que vem chegando, pela liberdade de adorar, enfim agradecimentos e mais agradecimentos...É muito bom percerber que eles entendem que o grande responsável por nossas vidas é Deus, o Criador, Restaurador, Médicodos dos médicos e dono de toda providência...Por isso resolvi postar para os irmãos um artigo com o "Festival da Gratidão", o projetinho não é meu, infelismente não tenho como postar os créditos de quem fez, mas o material é muito bom e certamente pode ser aproveitado pra enfatizar o quanto devemos ser agradecidos á Deus nosso criador.

Hérica Andrade


FESTIVAL DA GRATIDÃO
Pamela J. Juhn

FORMAS DE INCENTIVAR A GRATIDÃO NAS CRIANÇAS

1.     Faça pratos de gratidão para as crianças cujo aprendizado é visual. Grampei figuras retiradas de revistas em um prato descartável de sobremesa. As figuras devem representar motivos para sermos agradecidos – frutas, mãe, pai, igreja, bicicleta, animais de estimação, etc. (Ou permita que as crianças desenhem e colem no prato o motivo pelo qual desejam agradecer.) Entregue um prato a cada criança durante a oração. Quando você disser: “Agradecemos, Jesus, pelo/a ...” a criança, uma de cada vez, ou coletivamente, menciona o item que se encontra no prato.

        2.   Ensine os estudantes a usarem a Palavra de Deus nos momentos de louvor. O Salmo 118:28 (NVI) diz: “Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei”. Este é um verso repleto de gratidão a Deus. Se as crianças o aprenderem agora, ele permanecerá em sua memória pelo resto da vida, incentivando-as a sempre serem gratas. Use o verso no início de seus momentos de louvor, permitindo às crianças repetirem-no com você; ou escolha uma criança a cada semana para conduzir o louvor, orando o verso de gratidão a Deus.

        Outros versos que podem ser memorizados:

        “Eu Te louvarei, Senhor, de todo o coração” (Salmo 138:1*).
        
         “Damos-Te graças, ó Deus, damos-Te graças” (Salmo 75:1*).

        “Senhor, quero dar-Te graças de todo o coração” (Salmo 9:1*)


* Nova Versão Internacional.

3.     Faça um cartaz de gratidão para as crianças levarem para casa. Corte cada folha de papel cartão em quatro partes. Forneça material decorativo (adesivos ou EVA recortado em formas variadas) para compôr a moldura do cartaz. Faça um furo perto do topo do cartaz, à direita. Prenda um barbante no furo pelo lado de trás e na outra extremidade do barbante amarre um lápis. Escreva no topo: “Lista de gratidão do/da: ___________________”. Faça 31 linhas numeradas. Incentive as crianças a registrarem a cada dia um motivo pelo qual serem agradecidas. As crianças menores podem fazer um desenho representando aquilo pelo que são agradecidas.

              As crianças de 9 a 12 anos podem ser incentivadas a encontrarem versos nos Salmos ou em outras partes da Bíblia que falem de gratidão e anotá-los na linha representando cada dia.

4.   Faça um mural de pedidos de oração. Coloque nas bordas corações brilhantes. Escreva o verso: “Louvado seja Deus que não rejeitou a minha oração” (Salmo 66:20, NVI). Ajude os mais novos que têm dificuldade para ler. Faça da oração um momento especial a cada semana e registre os pedidos de oração. Quando uma das orações for atendida, cubra o registro com um lindo rosto sorrindo.

     

RESUMINDO

Deus habita na gratidão de Seus filhos”. Subitamente, compreendi. As crianças podem se esquecer de nossos momentos especiais de oração, mas espero que sempre se lembrem de que a gratidão alegra a Deus, e de que Ele abençoa a gratidão com Sua presença.





        UMA ÚLTIMA PALAVRA

        Mantenha contato com as crianças durante a semana enviando-lhes cartões postais a fim de assegurar-lhes de que você está orando pelos pedidos que fizeram. Não use o chavão: “Estou orando por você”, mas, “Estou orando para que sua mãe fique bem logo”, ou “Estou orando para que você encontre um meio de testemunhar a seu amigo”. Veja com que crianças você poderá ter acesso por e-mail e envie-lhes um e-card com a mesma mensagem.

        As crianças são facilmente conduzidas. Ajude-as a desenvolverem uma vida de gratidão a nosso Pai celestial, a Jesus, o Filho; e ao Espírito Santo. Assim como ocorre com tudo o que é bom, isso exigirá tempo e esforços, mas você saberá que vale a pena quando sentir a presença de Deus cada vez mais entre as crianças – ainda, veja a alegria e o espírito de gratidão permanecer nelas enquanto se tornam homens e mulheres que estão transformando o mundo para Deus.



TRÊS RESULTADOS VISÍVEIS DA GRATIDÃO

1.    Agradeça a Deus por cada um de seus alunos – incluindo as suas imperfeições. Ao começar a agradecer a Deus pelo João, com sua constante agitação; pela Mariana, com suas incessantes perguntas; pelo Alex, com seus comentários fora de contexto, algo começa a acontecer em seu interior. Seu coração fica inundado com mais amor e paciência e Deus lhe dá idéias a respeito de como enfrentar a agitação, as perguntas e os comentários desnecessários.
2.    Agradeça a Deus pelo privilégio de poder contribuir com a formação religiosa de seus alunos. Ao agradecer a Deus por permitir-lhe esse tempo com as crianças, irá descobrir novas idéias que o/a ajudarão a transformar essas pequenas vidas em homens e mulheres que viviverão radicalmente vidas reais.
3.    Agradeça a Deus pelo que Ele é. Ao agradecer-lhe pelo que Ele é, pelo que Ele concede e pelo que Ele faz, sua vida borbulhará da alegria que somente vem de Deus – alegria que o/a mantém seguindo em frente, mesmo diante dos reveses que a vida contém. A alegria atrairá as crianças a amarem você e a Deus pela ação da gratidão.




Pamela J. Kuhn vive em Muncie, Indiana, onde trabalha com vários grupos de crianças. Ela escreveu vários livros com materiais para facilitar o preparo dos professores para a Escola Sabatina. “As crianças suscitam o melhor em mim”, ela diz. “Isto é algo pelo que ser agradecida a Deus!”

0 comentários:

Postar um comentário