Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Conhecendo o Tabernáculo

Graça e Paz!

Achei bastante interessante este artigo e resolvi compartilhar!!!É comum os alunos terem dúvidas quanto a forma do tabernáculo e o "Santo dos santos", este artigo pode ajudar a tirar um pouco dessas dúvidas...

A Habitação do Altíssimo


 Conhecendo um pouco sobre o Tabernáculo, um local de adoração ao nome do Senhor.
Tabernáculo
Após o Êxodo, enquanto os israelitas estavam saindo do Egito para Canaã, eles adoravam a Deus numa grande tenda conhecida como tabernáculo, que significa "habitação".
Quando eles acampavam em novo local, os levitas, que auxiliavam os sacerdotes, armavam a Tenda da Congregação no centro, cercada por suas próprias tendas, e as tendas das tribos de Israel ao redor das suas. Dessa forma, eles mostravam quer a adoração a Deus era central na vida de sua nação. A Tenda da congregação era construída sobre uma estrutura de madeira de acácia e media 13,72 m de comprimento, 4,57 m de largura e 4,57m de altura. Era coberto com dez cortinas feitas de tecidos caros, com querubins bordados. Dois conjuntos de cinco cortinas, com 12,80m de comprimento por 1,83m de largura, cada qual de linho fino, eram vinculadas entre si para prover uma peça contínua de 18,30m por 12,80m. 
Arca da Aliança
Essa cortina contínua era então espalhada sobre o arcabouço de madeira. Essa cobertura interior terminava a 46 cm acima do chão, de cada lado do tabernáculo. Além do linho, as cortinas eram de pêlos de cabra, coberturas de peles  de carneiros e uma cobertura final de peles de animais marinhos, à prova de água. Dentro da Tenda havia dois cômodos, sendo menor o que mais distante se encontrava da entrada. Esse era o Santo dos Santos, onde entrava apenas o sumo sacerdote uma vez por ano. Dentro do Santo dos Santos ficava a arca da aliança, contendo as duas tábuas de pedra dos dez mandamentos, uma vasilha com maná e a vara de Arão.
Bacia de bronze
Na frente do Santo dos Santos ficava o altar de incenso, onde doze pães eram colocados na mesa da proposição, um apara cada tribo, como oferta a Deus. A Tenda em si era cercada por um pátio fechado por cortinas de aproximadamente 50m de comprimento por 25m de largura, onde os sacerdotes se banhavam ritualmente, e o altar, onde os sacrifícios de bodes, touros, cordeiros e outros animais eram queimados. 
A Tenda e todo o seu mobiliário eram feitos de forma que pudessem ser facilmente empacotados e carregados a outro local.
Altar do Holocausto
Arca da Aliança. Êx. 25: 10-22
Era o mais sagrado de todos os utensílios no Tabernáculo.
Bacia de bronze. Êx. 30: 17-21
Servia para a purificação dos sacerdotes. Eles precisavam estar puros para entrar na presença de Deus.
Altar do holocausto. Êx. 27: 1-8
O sangue do sacrifício era aspergido sobre os quatros chifres do altar.
Candelabro de ouro


Candelabro de ouro. Êx. 25: 1-40
Ficava no Lugar Santo, do lado oposto aos pães da proposição.

Mesa dos pães da proposição. Êx. 25: 23-30
Mesa dos pães da propisição
Era um pedestal sobre o qual as ofertas eram colocadas. Sempre na presença de Deus, e sobre ela ficavam os 12 pães.
Altar do Incenso. Êx. 30: 1-10
Altar do incenso
Localizado dentro do Tabernáculo, era muito menor do que o altar do holocausto, que ficava na parte externa.

  Fonte: http://ciencia-religiao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário