Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Jesus a parábola do semeador




"A parábola do semeador”


 Objetivo: Ensinar às crianças que precisamos ser um solo fértil para que a palavra do Senhor germine em nós para darmos bons frutos.
Quebra-Gelo: Você já plantou alguma semente? Qual?
Versículo para Memorizar: “Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.” Mateus 7:17
Referência Bíblica: Lucas 8:4-18

Mensagem: Uma grande multidão, vinda de várias cidades, veio ver Jesus. Quando todos estavam reunidos, ele contou esta parábola: Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente. E Jesus terminou, dizendo: — Quem quiser ouvir, que ouça! Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola. Jesus respondeu: — A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam. O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.
Aplicação: Jesus nos ensina nessa história, a importância de termos um coração aberto para receber e guardar a Palavra de Deus. As sementes significam a mensagem de Deus, e essas sementes são as mesmas em todos os solos. Porém, o resultado muda de um solo para o outro. Por que? Porque os solos são diferentes. Assim como os corações das pessoas. Se o seu coração for um solo fértil, a semente da Palavra de Deus, plantada em seu coração dará frutos de paz, alegria, amor e bondade. E você plantará as sementes desses frutos nos corações dos seus familiares, dos seus amigos e vizinhos.
Atividade: Líder, leve sementes, algodão, terra e um recipiente. Coloque algodão no recipiente e peça para que cada criança coloque uma sementinha. Faça com que todas as crianças participem desse momento. Depois, regue e leve para a casa. Quando começar a florescer, leve para a célula novamente, e não se esqueça de lembrá-los que a planta só nasce e cresce quando existe um solo bom e fértil. Líder, você pode também, levar as crianças a um terreno ou um campo e plantar sementes junto com as crianças.

adaptação: miriangalli.blogspot.com

2 comentários:

Nal Pontes disse...

Acabei de encontra o seu cantinho abençoado estava procurando sobre a parábola do semeador. E achei. Amei. Já seguindo aqui. bjsss

jennifer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário