Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Visita especial no cultinho




Graça e Paz!

Estas fotinhas são da visita do Presbítero Jair no cultinho das crianças, foi uma benção!!! O tema do cultinho foi Rute e Noemi, o Presb. Jair veio representar a importância e o respeito dos mais velhos, ele também deu um belo testemunho de sua vida cristã. A interação das crianças com os adultos torna a diferença de idade e de geração apenas um fato científico e evidencia a afirmação de que em Cristo somos todos irmãos.

Experimentando a Páscoa

Abertura da aula com as crianças

Apresentação dos Juniores... Paladar; os alunos foram convidados a participar da ultima ceia com Jesus.

Apresentação dos Primários...Tato; os alunos foram convidados a tocar a cruz, os pregos e o martelo que crucificaram Jesus.

Apresentação dos Adolescentes...Visão e Audição; os alunos foram convidados a vivenciar através de um filme os momentos da crucificação de Jesus.

Apresentação da Babyclass...Olfato; os alunos foram convidados a sentir o cheiro dos perfumes que as mulheres levaram para passar no corpo de Jesus mas que não passaram pois ele já havia ressucitado.

Encerramento com ministração e oração do Pr. Jair
Estas são as fotinhas da aula especial de Páscoa da EBD "Experimentando a Páscoa através dos 5 sentidos".
Nesta aula os alunos não ficaram apenas como observadores da história, eles foram convidados a participar do momento de crucificação e ressureição de Jesus Cristo através dos 5 sentidos (paladar, tato, visão, audição e olfato). Foi uma experiência gratificante que nos fez sentir a dramaticidade e importância deste momento único onde Jesus Cristo sente as mais fortes dores carnais e espirituais para que nós tívessemos a graça de estar na presença do Atltíssimo. Tanto as crianças como os adultos gostaram muito da aula e estamos certos que tudo foi feito para honra e glória do Senhor.

Graça e Paz!

Cultinho de Páscoa



Graça e Paz!

Essas são as fotinhas do nosso cultinho especial de Páscoa...Foi uma benção, tivemos vários visitantes e estaremos fazendo um trabalho evangelístico com todos eles através de visitas e telefonemas. As crianças se comportaram muito bem e participaram das atividades, tenho certeza que nenhum coração voltou pra casa vazio pois a Bíblia nos fala que a Palavra de Deus nunca volta vazia...Na página de fotos tem todas as fotos do "Experimentando a Páscoa através dos 05 sentidos" que foi a aula especial da EBD de Páscoa e do cultinho também...

Hérica Andrade
Professora da EBD

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Lembrança pro dia das mães


 
O dia das mamães está chegando, vai o tutorial de como fazer uma linda flor em eva, uma sugestão de lembrança para elas...Para encrementar, você pode colocar no miolo da rosa um delícioso bombom.

fonte: comofazerascoisas.com.br

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Existe diferença entre ensinar e cuidar das crianças na igreja ?




 Existe diferença entre ensinar e cuidar das crianças na igreja ?


Quando nos propomos a trabalhar no dep. Infantil da igreja devemos, saber claramente a diferença entre ensinar e cuidar.
Cuidar de uma criança é uma tarefa de atenção! No ato de cuidar devemos permanecer alertas principalmente      os professores que lecionam nas classes berçário e maternal. Já com os maiores o cuidado deve ser relacionado a conduta do aluno, atenção, silêncio, brincadeiras fora de hora etc. 
Quando o professor assume somente o papel de cuidar das crianças ele não terá um grande retorno, muitas vezes perderá o controle da sala e de si mesmo, além de atrapalhar a criança de achegar-se a Deus. O professor e os irmãos em geral precisam compreender que a igreja é lugar de aprendizado sobre Deus e sobre seus grandes feitos por nós e não é apenas um recanto pras crianças passarem o tempo. Todo professor  de EBD deve ter este próposito, amar seus alunos e ensiná-los com amor fazendo-os desenvolver vida de comunhão com  DEUS.
Ensinar é uma tarefa desafiadora e gratificante, onde podemos vislumbrar os horizontes de nossos alunos se  abrindo. Quando ensinamos verdadeiramente, envolvemos o aluno na história dos personagens e das lições trazendo o momento bíblico para suas próprias vidas e lhes mostramos sempre que o melhor caminho é aquele traçado por Deus pra nós.
Por nossas mãos, passarão novos líderes, crianças e jovens hoje que serão adultos amanhã e serão agentes influenciadores na sociedade, por isso devemos escolher sempre ensinar e não apenas cuidar. Ensinar tem maiores implicações do que somente cuidar, ensinar envolve tempo, criatividade, pesquisa, dedicação, interesse pelos alunos, envolvimento com suas vidas,  prática pedagógica ( atividades que os levem a exercitar o que aprenderam) e principalmente vida diária com DEUS através da oração, leitura e meditação da palavra. Desenvolver  a consciência de que devemos ensinar e com certeza cuidar da melhor forma dos filhos que nos são confiados, por pais que chegam na igreja confiantes de que terão o melhor ensino para  suas famílias é nossa obrigação quanto professores da EBD. O  professor da EBD e do culto infantil não é um educador comum, mas é alguém escolhido por DEUS para mostrar o caminho da salvação aos quais já receberam o reino dos DEUS, e isto só é possível através do ato de ensinar.

 Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os pequeninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.  Lucas 18:16

Por Elaine Proença G. Dos Santos
PROF° da EBD
IPB. Santa Cruz do Rio Pardo/SP .

terça-feira, 19 de abril de 2011

Visuais: Páscoa

Graca e Paz meus queridos!
Encontrei esses visuais no blog Água Viva kids sobre a Páscoa e achei muito bonitos, resolvi retransmitir á todos pois é um ótimo material pra usar em slide ou data show...Referência bíblica: Lucas 22 á 24.

Jesus partilhou a última ceia com os seus discípulos.
Depois de participarem da ceia, Jesus foi com os seus discípulos para o Monte das Oliveiras.

Jesus se retirou para um lugar, sozinho e orou : "Pai , se for possível, passa de mim este cálice, mas não seja a minha vontade, e sim a tua vontade."

Acabado de orar, Judas "o traidor" chegou com os soldados, e o beijou a face como sinal de sua traição.

Jesus sofreu e carregou a cruz para um lugar chamado Gólgota.

Lá, na colina, do lado de fora de Jerusalém, os soldados crucificaram-no.

Neste momento Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."

Os escarnecedores diziam: "Ele salvou aos outros, deixe-O salvar-se a si mesmo, se Ele é o Cristo!"

"Meu Deus , meu Deus, por que me desamparaste?" Clamou Jesus, no momento da separação, entre o Pai e o Filho, pois o pecado de toda a humanidade estava sobre Jesus agora!

"Está consumado! Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito!" E, Jesus deu o seu último suspiro!

Então o corpo de Jesus foi retirado da cruz e o levaram para um túmulo cedido por José de Arimatéia.

As mulheres levaram especiarias que tinham preparado para o túmulo de Jesus.

E quando lá chegaram...encontraram o túmulo vazio.

Viram um anjo do Senhor que disse: "Jesus não está aqui, Ele ressuscitou!!"

Jesus, depois que ressuscitou, encontrou com os seus discípulos e deu as últimas palavras: "O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês. Então Jesus levantou as mãos e os abençoou.

Enquanto os estava abençoando, Jesus se afastou deles e foi elevado ao céu.

sábado, 16 de abril de 2011

Lembrança de Páscoa

Graça e Paz queridos!!

A Páscoa já está em cima!!! Nós já explicamos o significado da Páscoa e postamos sugestões de teatrinho e música para apresentação! Agora vamos deixar uma sugestão de lembrancinha pras crianças (e adultos etambém...rsrsrs)...muito fácil de fazer esse cordeirinho em e.v.a., sugerimos deixar os coelhinhos de lado um pouco e usar o cordeirinho pra fixar a mensagem do sacríficio de Cristo por nós...Lembre-se, a lembrancinha de Páscoa deve vir sempre acompanhada de uma explicação sobre o sentido de comemorarmos esta data, não pode apenas distribuir os presentes sem falar do Dono da festa!




sexta-feira, 15 de abril de 2011

Programação de Páscoa IPB


A programação de Páscoa da IPB-SCR Pardo contará com apresentação do Departamento Infantil no "Explorando a Páscoa através dos 5 sentidos"...Uma programação que não apenas nos contará o sentido da Páscoa, mas que nos levará pra dentro dos últimos momentos vividos por Cristo até a sua ressurreição...A programação não para por aí, no domingo de Páscoa um café da manhã será servido para comunhão entre os irmãos e o culto especial de Páscoa fica a cargo do nosso querido Pastor Jair Paraguai.

Venha participar, é dia 16/04/2011 ás 9:00hs na IPB de Sta Cruz do Rio Pardo

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Visuais para estudo Bíblico: O profeta Elias

Referência Bíblica: I Reis 16, 29

Referência Bíblica: I Reis 18, 19

Referência Bíblica: I Reis 18, 23

Referência Bíblica: I Reis 18, 24

Referência Bíblica: I Reis 18,30:39

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Filme para estudo Bíblico: O profeta Elias

 Como prometido, vai o filme para aula tema sobre Elias, nós utilizamos este vídeo apenas para as crianças maiores ao pré-adolescente por ser um vídeo com grande carga dramática o que dificulta o entendimento dos menorzinhos; para os pequenos o ideal seria o uso de visuais ou fantoches e narração da história. Nós utilizamos apenas até o momento em que Deus manda a chuva pois era até onde ía o roteiro da nossa revistinha do cutlo infantil.A base bíblica é I Reis 16 á partir do versículo 29.














Roteiro para estudo Bíblico: O profeta Elias





 Graça e Paz!
No cultinho deste domingo as crianças conheceram o Vale de Jezreel e o Monte Carmelo através das histórias bíblicas do profeta Elias. Nós usamos a música tema "Chuva de Poder" da Eyshila (que está postada como música da semana) e um vídeo relatando a história de Elias e o filho da sunamita, a profetização de Elias sobre a seca e a oração de Elias e dos profetas de baal onde Deus manifesta todo seu poder (o vídeo vai na próxima postagem). No fim da aula fizemos um bat-papo sobre o significado de cada história onde falamos sobre idolatria e o poder da oração dos justos.Vai abaixo um post com modelo de aula tema para a história de Elias:

Tema: Elias orou e Deus mandou chuva!

1 - Versículo para Memorizar: “A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5:16)

2 - Objetivo: Motivar as crianças a orar por todas as coisas, inclusive por causas difíceis. Mostrar que a fé delas é que move os céus!

3 - Quebra-Gelo: Quando você crescer qual profissão você vai escolher? Por quê?

4 - Leitura da Bíblia: 1 Reis 18:41-45

5 - Mensagem: O profeta Elias, disse ao rei Acabe: Em nome do Senhor, o Deus vivo de Israel, de quem sou servo, digo ao senhor que não vai cair chuva durante os próximos anos, até que eu diga para cair orvalho e chuva de novo. Passaram- se três anos depois que o profeta Elias enfrentou os profetas de baal. Então, Elias disse ao rei Acabe: agora vá comer, pois eu já estou ouvindo o barulho de muita chuva. Enquanto Acabe foi comer, Elias subiu até ao alto do monte Carmelo. Ali ele se inclinou até o chão, pos a cabeça entre os joelhos e disse ao seu ajudante: Vá e olhe para o lado do mar. O ajudante foi e voltou dizendo: Não vi nada. Sete vezes Elias mandou que ele fosse olhar. Na sétima, vez ele voltou e disse: Eu vi subindo do mar uma nuvem pequena, do tamanho da mão do homem. Então Elias mandou: Vá onde está o rei Acabe e lhe diga que apronte o carro e volte para casa; se não a chuva não vai deixar. Em pouco tempo o céu se encheu de nuvens escuras, o vento começou a soprar, e uma chuva pesada começou a cair. Acabe entrou em seu carro e partiu para Jezereel. O poder do Senhor Deus veio sobre Elias, ele apertou o cinto e correu na frente de Acabe todo o caminho até a cidade. Elias disse que não ia chover até o dia que ele orasse e pedisse que chovesse. Por que será que ele fez isso? Porque ele queria que o povo só adorasse a Deus e deixasse de adorar outros deuses. Foi um tempo muito difícil, porque ficou muito tempo sem chover e a terra seca sem alimentos. Mais Elias disse que um dia ele iria orar e a chuva iria cair, depois caiu uma chuva muito forte e todos ficaram sabendo que foi por causa da oração de Elias. É por isso que quando o profeta de Deus ora, a sua oração é respondida. Deus tem profetas hoje? Sim, Ele tem. Hoje Deus não quer usar apenas um profeta, como usou na época de Elias. Deus quer usar vocês, da mesma forma que usou Elias para fazer muitos milagres! Vocês sabem orar ? Deus quer usar as suas vidas, da mesma forma que usou a vida de Elias , Deus vai ouvir suas orações também. Mas tem um detalhe Elias não orou somente uma vez ele orou sete vezes. A primeira vez que ele orou nada aconteceu mas ele persistiu até chegar na sétima. Daí Deus mandou um sinal: o seu empregado viu uma pequena nuvem e depois começou a chover muito forte. Se Elias sendo um profeta teve que orar muitas vezes, isso significa que nós devemos orar também. Às vezes nós oramos e parece que nada acontece, mas isso não é verdade, Deus ouve nossa oração e vai responder cada uma delas é só você acreditar. Vocês podem achar que suas orações são pequenas e que vocês também são pequenos, afinal são crianças, mais as suas orações têm muito poder. Pare e pense em algo muito grande! Pois é Deus pode responder sua oração como fez com o profeta Elias. Hoje Deus quer acrescentar em vocês fé como colocou na vida de Elias é só você acreditar e vamos ver o milagre acontecer na sua casa, na escola na sua saúde seja qual for a área que você precise. Fechem seus olhos e levante suas mãos, o que você está vendo pode ser uma pequena mão mas essa mão ela pode se tornar grande em sua vida hoje. Comece a orar agora mesmo e creia que Deus já está agindo em sua vida e na vida da sua família. Líder ore por cada criança pedindo a bênção sobre sua vida e profetizando que cada um seja um grande profeta do Senhor.

6 - Exercício de fixação: Líder separe as crianças em 2 grupos e dê uma bexiga para cada uma e você comece a encher, pare e pergunte a elas o que vocês estão ouvindo, elas vão dizer nada, isso mesmo encha até a metade e pergunte de novo, a resposta vai ser a mesma, depois encha até estourar, isso é oração estamos orando e não estamos ouvindo e nem vendo mais quando recebemos a resposta isso trás muito barulho.

fonte:miriangalli.blogspot.com

Correção

Graça e Paz meus queridos!

Venho fazer uma correção referente ao post "Tragédia de Realengo", foi citado que a Igreja Presbiteriana de Senador Camará seria a igreja ao lado da escola onde aconteceu a tragédia onde foram mortas doze crianças, essa informação não está correta,a igreja correta é a Igreja Presbiteriana de Piraquara sendo que as duas fazem parte do mesmo sínodo. A correção nos foi passada pelo Blog da Igreja Presbiteriana de Senador Camará que mesmo assim nos agradeceu pelo apoio.
Desde já deixamos nossa solidariedade á todos e permanecemos em oração por nossos irmãos, embora desconhecidos fisicamente mas conhecidos no nosso Senhor.

Um forte abraço á todos irmãos e em especial aos irmãos das Presbiterianas de Senador Camará e Piraquara!

sábado, 9 de abril de 2011

Tragédia de Realengo

Graça e PAz!

Desde a manhã do dia 07 de Abril está difícil até mesmo dar um bom dia aos irmãos pois a tragédia na escola de Realengo nos deixou aterrorizados. Não dá pra descrever a indignação que passa em meu coração neste momento, mas dá pra todos nós orarmos clamando á Deus o nosso Consolador que conforte as famílias que sofrem a morte de suas crianças, pelas crianças que ainda estão hospitalizadas e por todos aqueles que sobreviveram mas carregarão este momento na memória por toda sua vida. Distribuir o perdão não é uma tarefa fácil, pelo contrário é muito doloroso e difícil!!! O assassino destas crianças já não está entre nós e apenas o Senhor poderá julgá-lo por este ato inconsequente, nos resta orar pelos familiares deste rapaz e pedir á Deus que tome providência sobre suas vidas e que eles não sofram pelo erro de um familiar.
Peço aos irmão que orem e orem muito num clamor de misericórdia pelo nosso país, pedindo á Deus que não permita que o Brasil fique como os Estados Unidos e Europa onde esses acontecimentos são corriqueiros.Precisamos declarar o Brasil como sendo posse do Senhor Jesus e repreender os levantes do inimigo contra nossa nação.
Encontrei este blog http://ipcentralcamara.blogspot.com/ que é da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará e fica ao lado do colégio onde aconteceu a chacina, estou reproduzindo o post como forma de ajudar os nosso irmãos que estão realmente sem saber o que fazer diante de um acontecimento tão horrendo...vamos orar com eles e por eles, Amém!


___________________________________________________________________________________

Sobre a tragédia na escola em Realengo - Estamos de Luto

Email da nossa irmã Damaris Botelho Celestino, presidente da Sinodal do Trabalho Feminino, para a Presidente Nacional do Trabalho Feminino, Ana Maria Prado, informando sobre a Tragédia na Escola Municipal Tasso de Oliveira. A irmã Damaris é também professora da rede municipal.

Damaris Botelho

para Ana, bcc: mim


Querida Presidente, boa noite!


ESTAMOS DE LUTO!
Como é do seu conhecimento, aliás, do conhecimento nacional e internacional, o Rio de Janeiro sofreu, esta manhã, uma tragédia. A escola onde tudo aconteceu fica ao lado de uma de nossas igrejas, do Sínodo Carioca. Estamos muito tristes. Há muitos feridos e alguns mortos, inclusive uma menina de 13 anos, a Larissa, da Igreja Presbiteriana da Piraquara-Realengo. Os pastores daquela igreja estão abrigando muitos e visitando os hospitais onde estão os feridos. Dos alunos atingidos que morreram há 10 meninas. Uma delas, a Larissa, faleceu, mas suas amiguinhas atingidas, que sobreviveram, estão com os rostos irreconhecíveis. O atirador invadiu a sala de aula, mandou as meninas, e somente as meninas, levantarem-se e atirou nos seios e na cabeça de cada. Cinco professores da escola, que são meus amigos de trabalho, infartaram. Ainda não tenho notícia deles nem da família da menina, que frequenta a igreja. Peço-lhe que ore em favor da família de Larissa, da IPB de Piraquara e dos pastores João Luiz, Elias e Carlos Coutinho, assim como por todas famílias enlutadas e por nossas igrejas do Sínodo Carioca.

Em oração, com muita fé e querendo mais de Cristo,
Damaris Botelho.