Páginas

sábado, 12 de novembro de 2011

Aula Temática: Jesus Transforma a Água em Vinho

Para o Professor:
A visita de Jesus a um casamento em Caná da Galiléia mostra que Ele era bem diferente de João Batista, que vivia sozinho no deserto comendo mel e gafanhotos. Jesus convivia com pessoas, mas jamais esqueceu de Sua missão maior na terra, a cruz.
Operando Seu primeiro milagre num casamento, segundo o Evangelho de João, Jesus mostra o valor do casamento. Ele também reconheceu a situação difícil dos anfitriões - acabou o vinho! Jesus supriu a necessidade dando um vinho ainda melhor.
Professor, quando surgirem problemas em seu lar, busque sempre a orientação e ajuda de Jesus. Só Ele pode restaurar e dar algo melhor.

Leitura Bíblica: João 2:1-12
 
Versículo para Decorar: "Eu estarei com vocês todos os dias". (Mt 28:20).
Ensino Principal: Deus promete estar conosco todos os momentos da nossa vida.
Objetivo: Que a criança salva saiba que Jesus sempre está ao nosso lado e nos ajuda e que a não salva compreenda que é em Jesus que ela vai encontrar a salvação.

Material: 
  • Uma jarra com um pouco de suco de uva, mas o suficiente para que todos tomem um pouquinho do suco.
  • Um par de alianças, um véuzinho de noiva, uma gravatinha borboleta ( Podem ser feitos de EVA)
  • Uma jarra para fazer suco, com um pacotinho de suco de uva  (As crianças não poderão saber que o pó estará dentro da jarra) (Cuidado pois algumas marcas já vem adoçadas)
  • Uma ou duas garrafinhas de refrigerante, dependendo da quantidade de crianças.
  • Uma Bíblia aberta nesta passagem, com uma vela acesa ao lado e flores
  • Uma mesinha arrumada, com toalhas limpas, para expor este material
  • Sorteie um menino e uma menina para representarem o noivo e a noiva, usando o véu e a gravatinha neles.


Introdução
(Professor, dê um pouquinho de suco de uva para as crianças, depois pergunte quem quer mais. Diga que o suco acabou, e que foi assim que aconteceu numa festa. Tome cuidado para não deixar nenhuma criança sem tomar este pouquinho de suco.)

Desenvolvimento
Vocês todos já foram a uma casamento? Que aconteceu depois do casamento, teve festa? Certa vez, Jesus e Sua mãe, e até os Seus discípulos, foram convidados para um casamento. Depois do casamento teve uma grande festa, com muita comida e bebida. Naquele tempo não havia refrigerante e nas festas só bebiam vinho.
Tudo estava indo bem até que no meio da festa aconteceu algo muito ruim, o vinho acabou. O mordomo da desta, ou seja, a pessoa encarregada de dirigir tudo na festa ficou preocupado. Os convidados procuravam vinho e não encontravam. Que fazer agora? Parece que naquela hora não havia nenhum lugar para comprar mais vinho. Ai, que coisa chata!
Já imaginou, quando sua mãe fizer uma festa de aniversário para você e antes de cantar "Parabéns a você" alguém procura mais refrigerante e não tem? O que sua mãe faria? 
(Deixe que as crianças digam ou imaginem o que aconteceria. Depois de algum tempo continue a lição.)
Maria, a mãe de Jesus, vendo que o vinho havia acabado, foi falar com Jesus e disse-Lhe: (leia na Bíblia Jo 2:3). Ela foi procurar Jesus porque sabia que só Ele poderia ajudar.
Então Jesus mandou que os ajudantes da festa enchessem seis potes grandes de água. Eles encheram até a boa. Então, Jesus disse aos ajudantes: "Agora tirem um pouco de água desses potes elevem ao dirigente da festa".

Sabem o que aconteceu? 
Neste momento, faça a 2° parte da dinâmica. Comece a colocar água na jarra e o líquido cor de vinho vai surgindo. Como num Milagre. Por isso é importante que as crianças não vejam o pó na jarra antes do início do encontro. Continue a historia ...
 Quando o dirigente da festa provou a água, ela havia transformado em vinho. Ele gostou muito e ficou surpreso porque sempre o melhor vinho era servido no começo da festa. E aquele vinho que Jesus transformou era melhor do que o servido antes. Este foi um milagre que Jesus fez.



Conclusão
 Vocês viram o que Jesus fez para ajudar naquela festa? Ele não precisaria ajudar, pois era apenas um convidado. Mas sabem? Jesus se preocupa com todas as coisas, principalmente quando temos um problema. Ele sempre está ao nosso lado para nos ajudar, até nas pequenas coisas.










Fonte: www.professoresnaebd.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário