Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Jesus e os discípulos


Os discípulos de Jesus

Às vezes, na jornada cristã, nos sentimos "sozinhos". A família não compreende a dimensão do nosso trabalho na igreja; os amigos nos criticam; a sociedade nos chama de fanáticos; e nem sempre podemos contar com aquele "amigão" de confiança. Mas podemos contar com um Amigo que está sempre disposto a nos ajudar e que nos ama incondicionalmente. Ele tem palavras de consolo e de ânimo. Esse amigo é Jesus. A gente pode confiar naquele que disse: " E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mt 29:20).



Ler: João 1:43-51, Marcos 3:13-19

  
Versículo para DECORAR: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre" - Hebreus 13:8

APLICAÇÃO: ensinar que Jesus é o nosso melhor amigo.

Estória p/ Introdução

Ricardo estava super feliz. Ele havia acabado de ganhar uma bola nova de seu pai. O que ele mais gostava de fazer era jogar futebol, mas jogar sozinho não tem graça! Ricardo pegou a bola e foi para a rua, reuniu alguns amigos e montou dois times. Agora poderiam jogar bola no campinho perto de sua casa. Quando temos amigos tudo fica melhor.

Desenvolvimento
Jesus também queria ter amigos. Por onde Ele passava sempre havia muitas pessoas que O seguiam. Algumas O seguiam por curiosidade, para ver os milagres que fazia: outras pessoas queriam aprender sobre as coisas que Ele ensinava.
Foi então que Jesus resolveu escolher algumas pessoas para estarem mais pertinho dEle, seriam os Seus discípulos, pois assim aprenderiam ainda mais sobre as coisas de Deus e poderiam ensinar outras pessoas.
Certo dia, Jesus estava indo para a região da Galiléia e encontrou-se com um homem chamado Filipe. Jesus disse a Filipe: " Venha comigo!"
Filipe ficou muito contente com o convite de Jesus. Depois Filipe encontrou com o amigo Natanael e, bem animado, lhe disse: "Eu conheci uma pessoa muito especial, aquele homem prometido por Deus, de quem os profestas no Antigo Testamento falavam".
Natanael ficou admirado, mas duvidou, por isso Filipe falou para ele: "Venha e veja com seus próprios olhos".
Quando Natanael chegou perto de Jesus, Jesus o viu e disse: "Natanael é um verdadeiro homem do povo de Deus".
Então Natanael chegou perto de Jesus: " De onde o Senhor me conhece?"
Jesus respondeu: "Antes de Filipe o chamar, eu já tinha visto você sentado debaixo da árvore".
Natanael ficou surpreso com isso _ "Como ele me viu", pensou.
Natanael percebeu que Jesus era realmente uma pessoas diferente (Ele é o Filho de Deus), e resolveu seguir a Jesus, tornando-se um discípulo. E você, tem falado do amor de Jesus para os seus amiguinhos?
Jesus chamou Pedro para O seguir e ser Seu discípulo. E agora, quem também se tornou discípulo de Jesus? Filipe e Natanael (também chamado Bartolomeu). Jesus também chamou outros discípulos: Tiago, João, André, Mateus, Tomé, Tiago, Tadeu, Simão e Judas Iscariotes. No total era 12 discípulos que andavam o tempo todo com Jesus e aprendiam muito com Ele. Quanto mais conheciam a Jesus e viam o que Ele fazia, mais acreditavam ser Ele o Filho de Deus e sentiam-se felizes por tê-lO como Amigo.
Vocês podem pensar que esses homens eram diferentes, mas não eram. Tinham famílias, trabalhavam também, como o pai de vocês. Porém, eles deixaram tudo para seguir a Jesus.

Conclusão

É muito bom termos amigos que podem brincar, passear, dormir em nossa casa. Melhor ainda é saber que o nosso maior e melhor Amigo é Jesus. Ele sempre está conosco pronto a nos ajudar e nos proteger de todo o mal. Jesus faz companhia tanto nos momentos alegres como tristes.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - A VIDA DE JESUS e alguns de seus milagres (5).   


Jesus e seus discípulos. É bom fazer Jesus maior, para que as crianças consigam diferenciá-lo dos demais, é apenas um método para eles fixarem bem o contexto da história. Click no link para encontrar o método usado para fazer os bonecos aqui , os mesmos bonecos podem ser usados para contar sobre José e seus irmãos. Em Jesus pode-se usar o tubo de rolo de saquinho plástico (usado em cozinha), e os demais com rolo de papel higiênico.

Chame as crianças a frente, para cada uma simbolizar um discípulo, se o nome coincidir é melhor ainda.

Jesus e os discípulos!

Jesus

Clique nas imagens para AMPLIAR!




adaptado de: www.blogtiale.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário