Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Os 10 Mandamentos

Os mandamentos do Senhor, longe de serem um peso, são a garantia de uma vida feliz e vitoriosa. Em sua instrução encontramos ajuda para derrotar as armadilhas do inimigo, fascínios deste mundo corrompido e as tendências pecaminosas de nossa natureza carnal.  Para Israel, Deus lavrou leis em tábuas de pedra, as quais seriam lidas e orientadas por Moisés á todo o povo de Israel. Em nossos corações Deus quer registrar a Sua Palavra, sendo o Espírito Santo nosso orientador. Cabe á nós ler, meditar, obedecer e compartilhar à Palavra de Deus. Para compartilhar esta vontade soberana de Deus com as crianças vai abaixo um modelo de aula e outros recursos.



Ler: Êxodo 20:1 a 26   

  
Versículo para DECORAR: "O Senhor é a minha força..." - Êxodo 15.2.

APLICAÇÃO: mostrar que as ordens de Deus devem ser obedecidas.

Introdução

Peça às crianças para citarem algumas ordens que o papai e a mamãe dão para elas. As crianças precisam entender o que são ordens e que elas devem ser obedecidas.
Nossos pais nos dão ordens, porque nos amam e querem o melhor para nós.
Nesta lição, veremos quais as ordens que Deus deu a Seu povo e para nós, também.

Desenvolvimento

Três meses haviam se passados desde que o povo de Israel saíra do Egito. Agora, estavam no deserto preto do monte Sinai.
Moisés subiu ao monte, e Deus falou com ele, passando várias ordens que deveriam ser seguidas. Deus deu a Moisés dez mandamentos para que o povo de israel seguisse e cumprisse.




- NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. (Ex 20.3) . Imagine que em seu coração há um pódio(lugar onde atletas recebem as medalhas e os troféus) com várias classificações: primeiro, segundo, terceiro ou mais lugares. "Em que degrau Deus está? Quem gostaria de colocar Deus em primeiro ligar na sua vida?" Deus deve estar sempre no primeiro lugar no pódio. Ele é o nº 1. Por isso, devemos louvá-lO.
 
 
- NÃO FARÁS PARA TI IMAGENS DE ESCULTURA  DE NENHUMA COISA QUE HÁ LÁ EM CIMA NO CÉU, NÃO SE AJOELHE DIANTE DE ÍDOLOS, NEM OS ADORE (Ex 20.4,5). Se conseguíssemos obedecer ao primeiro mandamento, Deus não precisaria ter feito outros nove. Mas o homem sempre coloca outra coisas no lugar de Deus, ou seja, no primeiro lugar. A Bíblia afirma que só podemos nos ajoelhar diante de Deus. É pecado ajoelhar ou adorar imagens de barro, pedra, ou desenhos. É pecado também fazer pedidos a essas imagens ou desenhos, pois só existe um único Deus a quem devemos adorar. E Ele não pode ser desenhado em papel ou em outro material qualquer, porque é espírito e assim como ovento não podemos vê-lo, mas podemos senti-lo e ver as Tuas obras.
 
 
3º - NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO (SEM RESPEITO QUE ELE MERECE)(Ex 20.7). Muita gente fala o nome de Deus sem respeito. Não se deve brincar com o nome de Deus. Não se deve falar o nome de Deus de qualquer maneira, pois o Seu nome só deve ser pronunciado com respeito e adoração (Exemplo: "Ai meu Deus", "Deus me livre"...). Além disso, é pecado também jurar pelo nome de Deus.



- GUARDE O DIA DE SÁBADO ( DIA DO SENHOR) (Ex 20.8). Pergunte às crianças: "Quem gosta do domingo? Porque vocês gostam do domingo?"  Ouça as respostas e depois continue. Deus reservou um dia de descanso para nós. Neste dia, devemos parar tudo para descansar e adorá-lO. Os israelitas guardavam o sábados, como ensinam os Dez Mandamentos. Nós, os seguidores de Cristo, guardamos o domingo, o dia da ressurreição de Jesus. Domingo é um dia especial, reservado para estudarmos a Bíblia na EBD, cultuarmos a Deus com a família e os amigos. "Crianças, porque devemos dar o nosso domingo para o Senhor?" Porque Jesus é o nº1.

Os outros seis mandamentos falam do nosso relacionamento com as outras pessoas. Jesus os resumiu em uma frase: " E ame seu próximo como você ama a você mesmo". (Lucas 10.27)
 
 
5º - HONRA (RESPEITE) O TEU PAI E A TUA MÃE (Ex 20.12) . Respeitar significa obedecer, valorizar. "Você tem valorizado seus pais?" (Aproveite para falar sobre o respeito aos mais velhos, "Aqueles que são responsáveis  por nós). A obediência e o respeito agradam tanto a Deus que Ele prometeu bençãos especiais para quem os pratica. "Vamos ver quais são essas bençãos? (Convide dois alunos que saibam ler para fazerem a leitura de Êxodo 20.12 e Efésios 6. 1-3).

6º - NÃO MATARÁS (v.13). Pergunte às crianças: "Quem foi que nos deu a vida?" Aguarde as respostas e prossiga. É Deus quem nos dá a vida, portanto, somente Ele pode tirá-la. Deus nos concedeu a vida, porque nos ama e deseja que cuidemos dela muito bem. Que presentão! Por isso, nunca se deve pensar em matar. Jesus disse que odiar alguém já é pecado (Mt 5.22).
 
 - NÃO ADULTERARÁS (v.14). Deus criou o homem para que se casasse com uma mulher, e juntos tivessem filhos e fossem muito felizes. O homem só pode se casar com uma mulher e a mulher só pode se casar  com um homem, Quando as pessoas desobedecem esse mandamento divino, estão cometendo adultério.

- NÃO FURTARÁS (v.15). Furtar é coisa feia e não agrada a Deus. O que significa furtar? (Escreva no quadro as idéias dos alunos. Furtar é...) Não se deve prejudicar as outras pessoas em nada, pegando coisas, objetos ou dinheiro que não são seus. Pegar emprestado sem pedir e pegar emprestado e nunca mais devolver também não é legal e entristece o coração de Deus.

- NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO (FALAR MENTIRAS) (v.16). Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.
 
 
10º- NÃO COBIÇARÁS (v.17). Cobiçar é desejar impacientemente aquilo que outra pessoa tem. É ficar triste porque o outro tem o que você não tem.

Conclusão

Estes mandamentos, apesar de terem sido escritos há tanto tempo, continuam sendo mandamentos de Deus para nossas vidas, nos dias de hoje. Deus nos deu a Sua Palavra para obedecê-la e sermos felizes.
 

Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (12) e CPAD - Primários

Atividades
 



 


17 comentários:

lidia disse...

muito bom. Amei!

Luciano Rebuli disse...

Muito bom, único detalhe é que não existe nenhuma afirmação na biblia que autorize a substituição do sabado pelo domingo, aliás a palavra domingo nem aparece na biblia, O domingo é de origem pagã, e uma tradição humana, e católica romana, o sábado um mandamento divino, que lembra o Deus Criador e Redentor. Após o sepultamento de Jesus, os discipulos, e as santas mulheres descansaram conforme o 4º mandamento lucas 23:56, Jesus, Maria, Maria Madalena, todos os apóstolos, inclusive Paulo guardaram e obedeceram a este mandamento, não é atoa que ele começa de forma diferente dos demais, Lembra-te... Deus sabia que quase todas as pessoas se esqueceriam... uma analise minuciosa de todos os textos que dizem respeito a este mandamento do SENHOR, e se verá a verdade clara e evidente de que os 10 mandamentos são eternos como o próprio DEUS. pois refletem o caráter Daquele que não muda.

Raquel disse...

Você está postando bobagens... domingo de origem pagã??? A palavra DOMINGO significa "Dia do Senhor" . A substituição do sábado pelo domingo foi feita pelos primeiros cristão fundamentada em vários versículos:
Marcos 16, 2: E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol...

Marcos 16, 9: E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.

Jesus veio para aperfeiçoar a antiga lei... o sábado já não tem valor, porque o dia do Senhor é o dia de sua vitória sobre o pecado e a morte, o PRIMEIRO DIA DA SEMANA, ou seja, o DOMINGO.

Unknown disse...

Raquel. Mc 16:2 e Mc 16:9 - Não está dizendo que houve alguma mudança de dia, mas simplesmente que os discípulos de Jesus, foram ao sepulcro do domingo, e que Jesus ressuscitou no domingo. Não existe mudança de dia de guarda, sejamos sinceros ..

Anônimo disse...

Na verdade, há necessidade urgente de alertar as pessoas para aquilo que se está a passar nestas gerações. O Espírito Santo, Espírito de Verdade, coloca a responsabilidade de falar, para não se deixarem enganar pelas astúcias do inimigo de Deus!!!... Acreditem: o sexo é uma ida ao inferno!! Quase ninguém percebe, porque é de uma forma que ele camufla!! As pessoas não entendem, mas quando voltam, vêm "programadas" em coisas erradas, CONDICIONAMENTOS, mentiras e medos, que destroiem a sua vida e a vida dos que estão à volta. A palavra "VIR-SE" quer dizer: vir do inferno. “GOZAR” significa que o inimigo está a gozar do nosso corpo, da nossa alma e da nossa vida!! não tenham dúvidas!! O Senhor permite que haja doenças sexualmente transmissíveis, como sinal, a fim de evitar desgraça maior... Ouçam a voz do Espírito Santo enquanto é tempo!
" Deus dá sabedoria aos simples para confundir os "sábios" deste mundo que se aniquilam"... "A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.".....Salmos 19:7
"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. " …. Apocalipse 22:14-15

Anônimo disse...

Sejamos sinceros de coração para com Deus de observar os seus mandamento. Deus não muda, seus mandamentos reflete seu caráter, portando descumprir um dos seus mandamentos é mesmo que não cumprir os outros. Mas há uma observação muito séria em não cumprir os mandamentos quando se diz que os cristão guardam o domingo, cuidado!!! não é o que Jesus realmente fez aqui na terra, nem Ele, nem seus discípulos, nem mesmo a mãe de Jesus. E Lembra-te, jé inicia no quarto mandamento, pois justamente por isso que os homens iriam esquecer e não observar esse dia que é do Senhor e feito para que o homem guardasse e lambras se de sua criação é o mesmo que não aceitar o seus caráter e agir como querem negando os seus própios mandamentos. Que não foram feito para os judeus, pois no dia em que Deus fez Adão e Eva e descansou não existiam judeus. Cuidado vamos adorar a Deus verdadeiramente, e isso significa não acreditar em leis de homens e sim nas leis de Deus. Fiquem com Deus.

kelzinha disse...

Gostei muito, vou apenas modificar o 4º mandamento pra ficar igual ao da bíblia, seu trabalho esta esplendido!! Vou utilizar na minha igreja.

kelzinha disse...

Gostei muito, vou apenas modificar o 4º mandamento pra ficar igual ao da bíblia, seu trabalho esta esplendido!! Vou utilizar na minha igreja.

Unknown disse...

Como pode mudar o que está expresso na Lei de DEUS, a única coisa que DEUS escreveu com seu próprio dedo.

Bem que diz em Oséias capítulo 4 versículo 6: porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei de meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos.

Estudem o dia de guarda. Conheçam biblicamente.

Um forte abraço.

Luciana disse...

olà Bom dia
Gostaria de saber se você tem essas imagens dos 10 mandamentos coloridas?
Desde já agradeço e parabéns pelo seu blog

Valdelice Silva Pyetra disse...

Eu acho uma grande falta de respeito com a religião dos outros. Se algum protestante chega aqui no site e gosta das dinâmicas, dos desenhos e deseja utilizar as mesmas atividades na catequese de sua Igreja, ótimo, que bom. Mas pegue o que lhe interessa e fiquei quieto. Pra que ficar discutindo questão de Sábado ou domingo se a Igreja Católica não é a única que não guarda o Sábado? Cada um com sua doutrina, com seus dogmas e com sua fé. Eu já entrei em sites evangélicos e me deparei com coisas que pude tirar proveito e coisas que achei absurdas e que eu poderia muito bem provar biblicamente que estão errados, mas mesmo assim eu finjo que não vejo porque eu sei que eu não vou mudar a realidade daquela religião. Basta fazer o seguinte comentário: Que ótimas dicas, pretendo utiliza-las também em minha Igreja, discordo de alguns pontos mas isso não vem ao caso. Ponto, morreu aqui. Pra que criar problemas? Todos querem está com a verdade mas continuam separados. Se estivessem com a verdade não existiria tantos milhares de religião. Só a nossa Igreja católica está errada? Por favor, a verdade é uma só.

Valdelice Silva Pyetra disse...

Eu acho uma grande falta de respeito com a religião dos outros. Se algum protestante chega aqui no site e gosta das dinâmicas, dos desenhos e deseja utilizar as mesmas atividades na catequese de sua Igreja, ótimo, que bom. Mas pegue o que lhe interessa e fiquei quieto. Pra que ficar discutindo questão de Sábado ou domingo se a Igreja Católica não é a única que não guarda o Sábado? Cada um com sua doutrina, com seus dogmas e com sua fé. Eu já entrei em sites evangélicos e me deparei com coisas que pude tirar proveito e coisas que achei absurdas e que eu poderia muito bem provar biblicamente que estão errados, mas mesmo assim eu finjo que não vejo porque eu sei que eu não vou mudar a realidade daquela religião. Basta fazer o seguinte comentário: Que ótimas dicas, pretendo utiliza-las também em minha Igreja, discordo de alguns pontos mas isso não vem ao caso. Ponto, morreu aqui. Pra que criar problemas? Todos querem está com a verdade mas continuam separados. Se estivessem com a verdade não existiria tantos milhares de religião. Só a nossa Igreja católica está errada? Por favor, a verdade é uma só.

Anônimo disse...

Que deu autoridade ao homem para mudar o dia do Descanso do Senhor? Os 10 mandamentos é um concerto perpetuo entre Deus e nós... nem Jesus fez isso... ele disse ser o Senhor do Sábado, ele estava lá no principio quando foi criado.. mas em momento algum disse para alterar para o descanso para o dia da sua ressurreição, ele disse: Eu não vim revogar a lei.. eu vim cumpri-la... observa a história... a observação do domingo é de origem católica foi feito num concilio católico.. Domingo é dia de adoração ao Deus sol...

Unknown disse...

Muito bom! com certeza vou utilizar, desta forma fica muito mais fácil para as crianças entenderem os dez mandamentos na linguagem delas. As imagens também estão muito claras e alto explicativas, facilitando ainda mais a compreensão. Não mudarei nada, esta ótimo.

Unknown disse...

Luciano Rebuliço, Jesus veio justamente pra acabar com essa religiosidade. Quando começou a curar aos sábados começou a ser perseguido pelos fariseus que diziam cumpri a lei, mas eram impocritas eram lobos disfarçados de ovelhas. Leia João 5 verc.6a10. leia também João 7,quando Jesus foi a festa do tabernáculo. Cada um deve cuidar de si mesmo. Porque Deus conhece o coração de todos nós individualmente. Fique na paz!!

Unknown disse...

Esses adventecas são muito chatos. Se vcs acham que não devem soltar nem um peido no sábado (Jo 5.10), problema é de vcs.

Agora, excelente post. Obrigado.

Unknown disse...

Gostei muito da forma de ensino.. porém o dia do Senhor e sábado..domon do é o primeiro dia da semana.. Deus abençoe

Postar um comentário