Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

EBD em revista

Graça e Paz meus queridos!

Esta semana estive pensando nas aulas da EBD da igreja onde congrego e tenho louvado á Deus pelo avanço de todos os alunos desde o mais bebezinho até o mais velhinho. Sinal que o Senhor tem se agradado dos seu servos na Sua obra e tem firmado sua presença em todos os trabalhos da igreja.
Mas o assunto em questão é:  - Como ministrar a aula da EBD de forma objetiva, eficaz e interessante para que a semente da Palavra seja semeada e frutificada nos corações de todos os alunos?
Queridos irmãos, esta não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível principalmente para aqueles que estão firmados na Rocha, sob a sombra do Onipotente.
Podemos identificar três (dentre vários) aspectos imprtantes:
Primeiro; O professor da EBD precisa consagrar todo o seu trabalho á Deus. Ora, se o trabalho é para a Obra do Senhor nada mais óbvio que consagrar á Ele tudo o que iremos fazer, sempre pedindo direção e entendimento para que sejamos apenas intrumentos de Sua vontade aqui na terra. O professor precisa ter comunhão com a igreja, comunhão com a palavra, dar bom testemunho e ter vida de oração.
Segundo; pesquisar, se aprimorar e fazer alguns treinamentos é ótimo, mas essencial é estudar a Palavra, porque este é o principal papel do professor na EBD "ensinar" a Palavra do Senhor com carinho, criatividade e habilidade de forma á fazer seu aluno entender e gostar dos ensinamentos de Deus, mas para isto ele deve ter e passar segurança nos conhecimentos bíblicos. Isto não quer dizer que você tenha que decorar a Bíblia, mas no mínimo conhecer e buscar sempre aprender mais o livro sagrado. O professor pode buscar em outras didáticas, como livros, vídeos, fantoches, dedoches, flanelógrafo e outras diversas fontes pra dinamizar o aprendizado do aluno.
Terceiro; Definir um bom material didático que irá auxiliar nos ensinamentos bíblicos.

Vamos analisar e sugerir á respeito deste terceiro aspecto o material didático que será trabalhado em sala de aula com os alunos. Este material precisa estar de acordo com a filosofia da sua igreja e com as necessidades dos seus alunos. Várias igrejas preferem produzir o seu próprio material didático e montar apostilas para os alunos, este é um trabalho bastante intimista, porque os líderes da EBD precisam inicialmente conhecer a situação de conhecimento de seus alunos para montar apostilas direcionadas ás falhas ou ausência de ensino dos mesmo para só depois dar continuidade aos ensinamentos, dá mais trabalho mas pode alcançar bons resultados.
A sugestão de hoje são as revistas de EBD, elas criam uma sistemática de ensino em sequência que torna mais compreensível os assuntos da Bíblia. Existem diversas editoras cristãs que já produzem este material com a revista do aluno e do professor que são separados por idade da mesma forma das EBD de 0 anos ao adulto. Cada editora segue a linha pedagógica competente ao seu segmento religioso, porém a doutrina sempre deve ser a Bíblia. Antes de escolher uma revista para ministrar suas aulas, o professor deve primeiro saber se este é o interesse do Pastor que rege a sua igreja e caso seja positivo o professor deve apresentar a revista ao Pastor que irá analisar o conteúdo para aprovar ou não o uso da mesma e deve também identificar qual revista será mais abrangente aos seus alunos.
O fato é que mesmo com as revistas o professor deve trabalhar arduamente buscando novas formas de apresentar as lições aos alunos para que as aulas não se tornem massantes e repetitivas, pois desta forma o aluno além de não aprender também não vai se interessar pelas aulas. O professor deve lembra sempre que a revista é apenas um suporte e que a Bíblia é o livro mais importante da aula dando sempre momentos para os alunos ler, folhear e conhecer a Palavra de Deus.
Vamos deixar algumas sugestões de revistas, vejam bem, são sugestões!!!! Lembre-se que quem deve definir o material usado no ensino da Palavra dentro da igreja é o Pastor, a linha de ensino das crianças precisa seguir a linha de ensino dos adultos para a igreja estar em comunhão neste aspecto.
Segue abaixo algumas editoras e alguns de seus seus materiais, também estão disponíveis nos sites de cada uma diversos materiais de apoio como mapas, jogos, musica e literatura.

Editora Cristã Evangélica

0 a 23 meses

2 a 3 anos

4 a 5 anos

9 a 10 anos

11 a 17 anos

+ de 25 anos

Editora CPAD



0 a 2 anos

3 e 4 anos

5 e 6 anos

7 e 8 anos

9 e 10 anos

11 e 12 anos

13 e 14 anos

 
15 e 17 anos

Editora Betel







0 comentários:

Postar um comentário