Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

LIVRO SEM PALAVRAS EM 3D


Vi essa ideia em dois lugares: num vídeo de um Missionário da Apec (Aliança Pró-Evangelização das Crianças), Ronaldo Bauer (você pode assistí-lo nesse link http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_l8y47R46Q4) e em um dos Álbuns no Picasa da amiga Taty Amaral.

fonte: karolpoerner.blogspot.com

A História do Livro Sem Palavras


  •       Descubra o Seu Rico Legado...
O Livro Sem Palavras, primeiro com apenas três páginas - nas cores preto,vermelho e branco - foi apresentado por Charles Spurgeon em 1866. Ao pregar no Tabernáculo Metropolitano, em Londres, seu sermão tinha o título "O Livro Sem Palavras". O Sr.Spurgeon falou sobre um antigo ministro que reuniu três páginas e as folheava freqüentemente para lembrar-se dos seus pecados, do sangue de Cristo derramado por ele e da purificação "mas branca do que a neve" concedida para ele.
Não se sabe quando a página dourada foi acrescentada, mas ela trouxe outra dimensão ao livro, retratando o amor de Deus e as glórias do Seu lar celestial.

Nove anos mais tarde, D. L. Moody usou o livro colorido em um culto para crianças onde cerca de 12 mil estavam presentes para ouvir sua mensagem sobre um “livro de quatro páginas – nas cores preto, vermelho, branco e dourado”.

—Conte uma historia para nós, Fanny. Conte outra – as crianças suplicavam. Fanny Crosby, a conhecida compositora de hinos, tirava muitas vezes da bolsa um pequeno Livro sem Palavras e contava às crianças, a quem tanto amava, a historia do Salvador.

Em 1895, o livro foi levado a Índia por Amy Carmichael. Amy e sua auxiliar fizeram uma banderia de cetm nas cores dourada, preta, vermelha, e branca, e a puseram em seu carro puxado por bois, indo de aldeia em aldeia divulgando o Evangelho no sul da Índia. — Um texto muito útil para um sermão de improviso – comentou Amy. Nos grupos menores ela usava o pequeno livro em vez da bandeira.

Ruth Overtholzer , esposa do fundador da Child Evangelism Fellowship (Aliança Pró – Evangelização das Crianças), J. Irvin Overholtzer, descobriu o livro em 1924. Ela o encontrou na livraria Dr. Harry A. Ironside, que se tornou pastor da Moody Memorial Church, em Chigago. O Livro Sem Palavras estava sendo publicado em Londres, na época.
Quando a CEF (Child Evangelism Fellowship) começou a imprimir o livrinho, 15 anos mais tarde, eles adicionaram a última cor, verde, para representar o crescimento na nova vida. Publicaram também um folheto ensinando como usar o livro, e incluindo versículos bíblicos para cada página.


  •       Um Legado Contínuo para as Futuras Gerações...
     Nos anos que se seguiram, O Livro Sem Palavras foi levado por missionários a mais de 120 países do mundo, guiando milhares de meninos e meninas a Cristo. Por meio da linguagem universal da cor, Deus tem usado este meio eficaz para comunicar sua maravilhosa Mensagem da Salvação, talvez mais do que qualquer outro instrumento na História. Você pode também participar deste rico legado dos que têm sido fiéis na evangelização de crianças.
O Livro Sem Palavras foi também ensinado às crianças salvas que desejavam compartilhar sua fé com outros. Muitas crianças foram levadas a Cristo por outras crianças usando esta ferramenta simples. Transmita instruções claras e dê oportunidade para a prática à medida que passa este rico legado a uma nova geração.




segunda-feira, 14 de novembro de 2011

I Acampa Teens IPB em Ação

Graça e Paz!!!

Para glória de Deuz o nosso I Acamapa Teens foi uma benção!!! Vai algumas fotinhas e no cantinho das fotos tem mais!!!

Momento de oração

Esperando o café da manhã

Brincando no Tombo Legal

Brincando no Tombo Legal

Brincando Geral!


Muuuuuuuuita comida!


Condomínio de Barracas


Pulando...
...e pulando!

Escorregando muuuito!

Noite Brega

Jornada Bíblica

Mais comida!

sábado, 12 de novembro de 2011

Aula Temática: Jesus Transforma a Água em Vinho

Para o Professor:
A visita de Jesus a um casamento em Caná da Galiléia mostra que Ele era bem diferente de João Batista, que vivia sozinho no deserto comendo mel e gafanhotos. Jesus convivia com pessoas, mas jamais esqueceu de Sua missão maior na terra, a cruz.
Operando Seu primeiro milagre num casamento, segundo o Evangelho de João, Jesus mostra o valor do casamento. Ele também reconheceu a situação difícil dos anfitriões - acabou o vinho! Jesus supriu a necessidade dando um vinho ainda melhor.
Professor, quando surgirem problemas em seu lar, busque sempre a orientação e ajuda de Jesus. Só Ele pode restaurar e dar algo melhor.

Leitura Bíblica: João 2:1-12
 
Versículo para Decorar: "Eu estarei com vocês todos os dias". (Mt 28:20).
Ensino Principal: Deus promete estar conosco todos os momentos da nossa vida.
Objetivo: Que a criança salva saiba que Jesus sempre está ao nosso lado e nos ajuda e que a não salva compreenda que é em Jesus que ela vai encontrar a salvação.

Material: 
  • Uma jarra com um pouco de suco de uva, mas o suficiente para que todos tomem um pouquinho do suco.
  • Um par de alianças, um véuzinho de noiva, uma gravatinha borboleta ( Podem ser feitos de EVA)
  • Uma jarra para fazer suco, com um pacotinho de suco de uva  (As crianças não poderão saber que o pó estará dentro da jarra) (Cuidado pois algumas marcas já vem adoçadas)
  • Uma ou duas garrafinhas de refrigerante, dependendo da quantidade de crianças.
  • Uma Bíblia aberta nesta passagem, com uma vela acesa ao lado e flores
  • Uma mesinha arrumada, com toalhas limpas, para expor este material
  • Sorteie um menino e uma menina para representarem o noivo e a noiva, usando o véu e a gravatinha neles.


Introdução
(Professor, dê um pouquinho de suco de uva para as crianças, depois pergunte quem quer mais. Diga que o suco acabou, e que foi assim que aconteceu numa festa. Tome cuidado para não deixar nenhuma criança sem tomar este pouquinho de suco.)

Desenvolvimento
Vocês todos já foram a uma casamento? Que aconteceu depois do casamento, teve festa? Certa vez, Jesus e Sua mãe, e até os Seus discípulos, foram convidados para um casamento. Depois do casamento teve uma grande festa, com muita comida e bebida. Naquele tempo não havia refrigerante e nas festas só bebiam vinho.
Tudo estava indo bem até que no meio da festa aconteceu algo muito ruim, o vinho acabou. O mordomo da desta, ou seja, a pessoa encarregada de dirigir tudo na festa ficou preocupado. Os convidados procuravam vinho e não encontravam. Que fazer agora? Parece que naquela hora não havia nenhum lugar para comprar mais vinho. Ai, que coisa chata!
Já imaginou, quando sua mãe fizer uma festa de aniversário para você e antes de cantar "Parabéns a você" alguém procura mais refrigerante e não tem? O que sua mãe faria? 
(Deixe que as crianças digam ou imaginem o que aconteceria. Depois de algum tempo continue a lição.)
Maria, a mãe de Jesus, vendo que o vinho havia acabado, foi falar com Jesus e disse-Lhe: (leia na Bíblia Jo 2:3). Ela foi procurar Jesus porque sabia que só Ele poderia ajudar.
Então Jesus mandou que os ajudantes da festa enchessem seis potes grandes de água. Eles encheram até a boa. Então, Jesus disse aos ajudantes: "Agora tirem um pouco de água desses potes elevem ao dirigente da festa".

Sabem o que aconteceu? 
Neste momento, faça a 2° parte da dinâmica. Comece a colocar água na jarra e o líquido cor de vinho vai surgindo. Como num Milagre. Por isso é importante que as crianças não vejam o pó na jarra antes do início do encontro. Continue a historia ...
 Quando o dirigente da festa provou a água, ela havia transformado em vinho. Ele gostou muito e ficou surpreso porque sempre o melhor vinho era servido no começo da festa. E aquele vinho que Jesus transformou era melhor do que o servido antes. Este foi um milagre que Jesus fez.



Conclusão
 Vocês viram o que Jesus fez para ajudar naquela festa? Ele não precisaria ajudar, pois era apenas um convidado. Mas sabem? Jesus se preocupa com todas as coisas, principalmente quando temos um problema. Ele sempre está ao nosso lado para nos ajudar, até nas pequenas coisas.










Fonte: www.professoresnaebd.blogspot.com

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Conhecendo o Tabernáculo

Graça e Paz!

Achei bastante interessante este artigo e resolvi compartilhar!!!É comum os alunos terem dúvidas quanto a forma do tabernáculo e o "Santo dos santos", este artigo pode ajudar a tirar um pouco dessas dúvidas...

A Habitação do Altíssimo


 Conhecendo um pouco sobre o Tabernáculo, um local de adoração ao nome do Senhor.
Tabernáculo
Após o Êxodo, enquanto os israelitas estavam saindo do Egito para Canaã, eles adoravam a Deus numa grande tenda conhecida como tabernáculo, que significa "habitação".
Quando eles acampavam em novo local, os levitas, que auxiliavam os sacerdotes, armavam a Tenda da Congregação no centro, cercada por suas próprias tendas, e as tendas das tribos de Israel ao redor das suas. Dessa forma, eles mostravam quer a adoração a Deus era central na vida de sua nação. A Tenda da congregação era construída sobre uma estrutura de madeira de acácia e media 13,72 m de comprimento, 4,57 m de largura e 4,57m de altura. Era coberto com dez cortinas feitas de tecidos caros, com querubins bordados. Dois conjuntos de cinco cortinas, com 12,80m de comprimento por 1,83m de largura, cada qual de linho fino, eram vinculadas entre si para prover uma peça contínua de 18,30m por 12,80m. 
Arca da Aliança
Essa cortina contínua era então espalhada sobre o arcabouço de madeira. Essa cobertura interior terminava a 46 cm acima do chão, de cada lado do tabernáculo. Além do linho, as cortinas eram de pêlos de cabra, coberturas de peles  de carneiros e uma cobertura final de peles de animais marinhos, à prova de água. Dentro da Tenda havia dois cômodos, sendo menor o que mais distante se encontrava da entrada. Esse era o Santo dos Santos, onde entrava apenas o sumo sacerdote uma vez por ano. Dentro do Santo dos Santos ficava a arca da aliança, contendo as duas tábuas de pedra dos dez mandamentos, uma vasilha com maná e a vara de Arão.
Bacia de bronze
Na frente do Santo dos Santos ficava o altar de incenso, onde doze pães eram colocados na mesa da proposição, um apara cada tribo, como oferta a Deus. A Tenda em si era cercada por um pátio fechado por cortinas de aproximadamente 50m de comprimento por 25m de largura, onde os sacerdotes se banhavam ritualmente, e o altar, onde os sacrifícios de bodes, touros, cordeiros e outros animais eram queimados. 
A Tenda e todo o seu mobiliário eram feitos de forma que pudessem ser facilmente empacotados e carregados a outro local.
Altar do Holocausto
Arca da Aliança. Êx. 25: 10-22
Era o mais sagrado de todos os utensílios no Tabernáculo.
Bacia de bronze. Êx. 30: 17-21
Servia para a purificação dos sacerdotes. Eles precisavam estar puros para entrar na presença de Deus.
Altar do holocausto. Êx. 27: 1-8
O sangue do sacrifício era aspergido sobre os quatros chifres do altar.
Candelabro de ouro


Candelabro de ouro. Êx. 25: 1-40
Ficava no Lugar Santo, do lado oposto aos pães da proposição.

Mesa dos pães da proposição. Êx. 25: 23-30
Mesa dos pães da propisição
Era um pedestal sobre o qual as ofertas eram colocadas. Sempre na presença de Deus, e sobre ela ficavam os 12 pães.
Altar do Incenso. Êx. 30: 1-10
Altar do incenso
Localizado dentro do Tabernáculo, era muito menor do que o altar do holocausto, que ficava na parte externa.

  Fonte: http://ciencia-religiao.blogspot.com

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Aula Temática: Jesus cura a filha de Jairo

A cura da Filha de Jairo








Versículo para Memorizar “Sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11:6
Referência Bíblica:  Lucas 8:41 e 42, 49-56
Mensagem: Então chegou um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga daquele lugar. Ele se jogou aos pés de Jesus e pediu com insistência que fosse até a sua casa porque a sua filha única, de doze anos, estava morrendo. Enquanto Jesus ia caminhando, a multidão o apertava de todos os lados. Jesus ainda estava falando, quando chegou da casa de Jairo um empregado, que disse: — Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre.  Jesus ouviu isso e disse a Jairo:  Não tenha medo; tenha fé, e ela ficará boa. Quando Jesus chegou à casa de Jairo, deixou que Pedro, João e Tiago entrassem com ele, além do pai e da mãe da menina, e mais ninguém. Todos os que estavam ali choravam e se lamentavam por causa da menina. Então Jesus disse: Não chorem, a menina não morreu;  ela está dormindo. Aí começaram a caçoar dele porque sabiam que ela estava morta. Mas Jesus foi,   pegou-a pela mão e disse bem alto: — “Talita cume” que significa: “Menina, levante-s!” Ela tornou a viver e se levantou imediatamente. Aí Jesus mandou que dessem comida a ela. Os seus pais ficaram muito admirados, mas Jesus mandou que não contassem a ninguém o que havia acontecido.
Aplicação:  Nessa história pudemos conhecer um homem chamado Jairo, que estava tão desesperado com a doença de sua filha que se misturou com a multidão que seguia Jesus mesmo sendo o chefe da sinagoga, pois sabia que Jesus era sua única esperança. Como se a situação já não fosse desesperadora o suficiente, no meio do caminho um dos servos foi até onde ele estava para avisá-lo que sua filha querida havia falecido. Mas Jesus ouvindo isso pediu para que Jairo não desanimasse e seguiu com ele até a sua casa. Ali o ambiente era de tristeza e não de fé, por isso Jesus escolheu as pessoas que ficariam dentro do quarto. E  Jairo creu no milagre e viu a sua filha ressuscitar! Aleluia! Assim também é conosco, não devemos desistir e sempre confiar que o Senhor é poderoso para fazer muito mais além do que pedimos ou pensamos!
Atividade:  1-) Morto/Vivo : O líder ou uma criança (maior) coordena a brincadeira. Todas as crianças ficam de frente para quem vai dirigir a brincadeira.  Quando for dito VIVO as crianças ficam de pé e quando disserem MORTO as crianças abaixam. Ganha quem ficar por último. 2-) Liste algumas frases de desânimo que as pessoas dizem para você  ( ex: “você não vai conseguir”, “seu sonho é impossível de acontecer ”, “você não é inteligente para fazer isso”) e peça para que as crianças rebatam essas frases negativas com palavras de fé (Líder, durante a semana você pode separar uns 3 versículos que fale sobre as promessas de Deus, para usar nessa hora). Faça com que todas participem para que aprendam como não dar ouvidos aos comentários ruins das pessoas.  3-) Peça para que as crianças,  em uma  folha em branco,  escrevam a palavra FÉ   bem grande no centro da folha, e ao redor ou atrás escrevam motivos, versículos e até mesmo testemunhos para nunca esquecerem de ter fé nos momentos difíceis. Elas podem também recortar de revistas alguma figura  que lembre sobre a fé. Peça para que elas colem essa folha em algum lugar onde possam ver sempre (ex: guarda-roupa, espelho, porta) para não esquecerem da fidelidade de Deus!  

Fonte: miriangali.blogspot.com

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Adoradores em Espírito e em verdade!

Graça e Paz!!!

É impressionante ver como Deus é maravilhoso!Em Mateus Jesus disse:
Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito  tiraste o perfeito louvor?"(Mateus 21:16)."Por isso quando ouvi essa garotinha tão linda, e com um dom maravilhoso, 
fiquei impressionada e feliz em saber que uma criança de apenas 8 anos louva a Deus tão 
lindamente.Ela é tão meiga que quando canta podemos sentir a emoção fluindo através de sua voz.
Ouvindo este hino na voz dessa criança podemos compreender melhor sobre o perfeito louvor, aquele 
que vem do Espírito e vai direto para o trono de Deus.
Creio que hoje temos aqui no Brasil crianças com esse dom maravilhoso, e devemos valorizar e 
incentivar para que isso se desenvolva, pois amanhã serão essas mesmas crianças os cantores,pastores,
missionários, professores; não é mesmo?

Assista ao vídeo e deixe-se emocionar
 Essa garotinha se chama Rhema Marvanne, ela tem 8 anos!

Letra

"Amazing Grace"

Amazing grace, how sweet the sound
That saved a wretch like me!
I once was lost, but now I'm found,
Was blind, but now I see.
’Twas grace that taught my heart to fear,
And grace my fears relieved;
How precious did that grace appear,
The hour I first believed!
When we've been there ten thousand years
Bright shining as the sun
We've no less days to sing God's praise
Then when we first begun
Then when we first begun

Amazing grace, how sweet the sound
John New­ton, 
Ol­ney Hymns 
(Lon­don: W. Ol­i­ver, 1779)

  "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai 
em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem."  (João 4 : 23)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aula: O Apocalipse

A turma dos juniores viu no último domingo 30/10/11 o último livro do Novo Testamento, Apocalipse ou Livro das Revelações...Como material de apoio para a aula passamos pras crianças o filme O Apocalipse estrelado por Richard Harris...Você pode encontrar nas locadoras e lojas de material gospel...Muito bom, vale a pena!!

II Jornada Bíblica IPB

Durante o Acamp Teens teremos a II Jornada Bíblica IPB, uma confraternização seguida de gincana onde os professores avaliam o aprendizado dos alunos da EBD durante o semestre...é diversão com propósito de Deus!

Projeto ANA (SAF)

Encerramos no domingo último 30/10/11 o Projeto ANA 2011, onde as mulheres fizeram uma campanha de oração em favor de seus filhos, de sangue ou espirituais...O Projeto tem a finalidade de levantar um clamor a Deus pelos filhos que não não conhecem a glória de estar na presença do Senhor e pelos filhos afastados dos caminhos do Pai...A SAF organizou, acompanhou e encerrou a campanha com um belo culto que contou com a presença de diversos filhos (motivos de oração)...Pela primeira vez as crianças não desceram para o cultinho e para glória de Deus se comportaram muito bem!

I ACAMP TEENS IPB EM AÇÃO


TEMA: VOCÊ NÃO ESTÁ AQUI POR ACASO!
BASE BÍBLICA: RM 8.29
DE 05 Á 06 DE NOVEMBRO NA CHÁCARA PLINIO
INFORMAÇÕE COM PR.JAIR E ELAINE