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sábado, 27 de agosto de 2011

Jesus e os discípulos


Os discípulos de Jesus

Às vezes, na jornada cristã, nos sentimos "sozinhos". A família não compreende a dimensão do nosso trabalho na igreja; os amigos nos criticam; a sociedade nos chama de fanáticos; e nem sempre podemos contar com aquele "amigão" de confiança. Mas podemos contar com um Amigo que está sempre disposto a nos ajudar e que nos ama incondicionalmente. Ele tem palavras de consolo e de ânimo. Esse amigo é Jesus. A gente pode confiar naquele que disse: " E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mt 29:20).



Ler: João 1:43-51, Marcos 3:13-19

  
Versículo para DECORAR: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre" - Hebreus 13:8

APLICAÇÃO: ensinar que Jesus é o nosso melhor amigo.

Estória p/ Introdução

Ricardo estava super feliz. Ele havia acabado de ganhar uma bola nova de seu pai. O que ele mais gostava de fazer era jogar futebol, mas jogar sozinho não tem graça! Ricardo pegou a bola e foi para a rua, reuniu alguns amigos e montou dois times. Agora poderiam jogar bola no campinho perto de sua casa. Quando temos amigos tudo fica melhor.

Desenvolvimento
Jesus também queria ter amigos. Por onde Ele passava sempre havia muitas pessoas que O seguiam. Algumas O seguiam por curiosidade, para ver os milagres que fazia: outras pessoas queriam aprender sobre as coisas que Ele ensinava.
Foi então que Jesus resolveu escolher algumas pessoas para estarem mais pertinho dEle, seriam os Seus discípulos, pois assim aprenderiam ainda mais sobre as coisas de Deus e poderiam ensinar outras pessoas.
Certo dia, Jesus estava indo para a região da Galiléia e encontrou-se com um homem chamado Filipe. Jesus disse a Filipe: " Venha comigo!"
Filipe ficou muito contente com o convite de Jesus. Depois Filipe encontrou com o amigo Natanael e, bem animado, lhe disse: "Eu conheci uma pessoa muito especial, aquele homem prometido por Deus, de quem os profestas no Antigo Testamento falavam".
Natanael ficou admirado, mas duvidou, por isso Filipe falou para ele: "Venha e veja com seus próprios olhos".
Quando Natanael chegou perto de Jesus, Jesus o viu e disse: "Natanael é um verdadeiro homem do povo de Deus".
Então Natanael chegou perto de Jesus: " De onde o Senhor me conhece?"
Jesus respondeu: "Antes de Filipe o chamar, eu já tinha visto você sentado debaixo da árvore".
Natanael ficou surpreso com isso _ "Como ele me viu", pensou.
Natanael percebeu que Jesus era realmente uma pessoas diferente (Ele é o Filho de Deus), e resolveu seguir a Jesus, tornando-se um discípulo. E você, tem falado do amor de Jesus para os seus amiguinhos?
Jesus chamou Pedro para O seguir e ser Seu discípulo. E agora, quem também se tornou discípulo de Jesus? Filipe e Natanael (também chamado Bartolomeu). Jesus também chamou outros discípulos: Tiago, João, André, Mateus, Tomé, Tiago, Tadeu, Simão e Judas Iscariotes. No total era 12 discípulos que andavam o tempo todo com Jesus e aprendiam muito com Ele. Quanto mais conheciam a Jesus e viam o que Ele fazia, mais acreditavam ser Ele o Filho de Deus e sentiam-se felizes por tê-lO como Amigo.
Vocês podem pensar que esses homens eram diferentes, mas não eram. Tinham famílias, trabalhavam também, como o pai de vocês. Porém, eles deixaram tudo para seguir a Jesus.

Conclusão

É muito bom termos amigos que podem brincar, passear, dormir em nossa casa. Melhor ainda é saber que o nosso maior e melhor Amigo é Jesus. Ele sempre está conosco pronto a nos ajudar e nos proteger de todo o mal. Jesus faz companhia tanto nos momentos alegres como tristes.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - A VIDA DE JESUS e alguns de seus milagres (5).   


Jesus e seus discípulos. É bom fazer Jesus maior, para que as crianças consigam diferenciá-lo dos demais, é apenas um método para eles fixarem bem o contexto da história. Click no link para encontrar o método usado para fazer os bonecos aqui , os mesmos bonecos podem ser usados para contar sobre José e seus irmãos. Em Jesus pode-se usar o tubo de rolo de saquinho plástico (usado em cozinha), e os demais com rolo de papel higiênico.

Chame as crianças a frente, para cada uma simbolizar um discípulo, se o nome coincidir é melhor ainda.

Jesus e os discípulos!

Jesus

Clique nas imagens para AMPLIAR!




adaptado de: www.blogtiale.blogspot.com

Parábola dos Talentos

A Parábola dos Dez Talentos




“A Parábola dos Talentos”

1- Recepção/Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração: Orem pela família. Peça às crianças para trazerem os nomes dos seus familiares. Faça um mural com os nomes.
5- Revisão da lição anterior: “O Cego Bartimeu” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Ensinar às crianças que devemos usar nossos dons e talentos para a glória de Deus.
7- Quebra-Gelo: Qual é o seu talento? ( Líder, explique às crianças que talento é uma atividade  que elas sabem fazer bem, exemplo:  fazer um bolo, tocar um instrumento, pintar um quadro,  desenhar , jogar bem futebol, cantar afinado,  representar um peça,  etc). E toda vez que ela usa os seu talentos, ela está servindo ao  Senhor.
8- Versículo para Memorizar:  Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Efésios 6:7
9- Referência Bíblica: Mateus 25:14-30
10- Mensagem: O Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade. E lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu quinhentas moedas de ouro; ao segundo deu duzentas; e ao terceiro deu cem. Então foi viajar. O empregado que tinha recebido quinhentas moedas, fez negócios com o dinheiro e conseguiu outras quinhentas. Do mesmo modo, o que havia recebido duzentas moedas conseguiu outras duzentas. Mas o que tinha recebido cem moedas saiu, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do patrão. Depois de muito tempo, o patrão voltou e fez um acerto de contas com eles. O empregado que havia recebido quinhentas moedas chegou e entregou mais quinhentas, dizendo: O senhor me deu quinhentas moedas. Veja! Aqui estão mais quinhentas que consegui ganhar. Muito bem, empregado bom e fiel, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito! Então o empregado que havia recebido duzentas moedas chegou e disse:  Aqui estão mais duzentas que consegui ganhar. Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo! Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro. Empregado mau e preguiçoso! Disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei. Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros. Depois, virou-se para os outros empregados e disse: Tirem dele o dinheiro e deem ao que tem mil moedas. Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. E joguem fora, na escuridão, o empregado inútil. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.
11- Aplicação: Todos nós temos um ou mais talentos. Uns tem mais, outros menos, mas Deus presenteia a todos. O importante não é a quantidade de talentos que você tem, o importante é você usá-los para abençoar as pessoas, alegrando assim o coração de Deus. Não tenha vergonha! O que o Senhor te deu é para ser usado. Por exemplo, uma mulher, que cozinha muito bem, ela se tornou uma excelente cozinheira porque fez muitas e muitas receitas, e com isso ela se tornou muito boa no que faz. Assim é com os outros talentos, quanto mais você usar mais você vai se tornar bom no que faz! 
12- Atividade: Monte um show de talentos para apresentar na próxima semana, e cada criança vai apresentar o que sabe fazer bem.

13- Comunhão / Encerramento


fonte:www.miriangalli.blogspot.com

Roteiro para aula: Jesus, a luz do mundo!

Jesus é a luz do mundo!


Jesus é a luz do Mundo!




1- Versículo para Memorizar: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. (João 8.12)


2- Objetivo: Ensinar as crianças que sem Jesus, nós estamos perdidos como cegos. Quem tem Jesus tem direção, pois Ele é a nossa luz.


3- Quebra-Gelo: O Líder deverá apagar a luz ou pedir para as crianças fecharem os olhos e descreverem o que estão sentindo, e pedir para dizerem o que não podem fazer sem a luz ( você pode dar alguns exemplos e pedir para elas continuarem, ex: elas não podem ler, não podem assistir televisão, não podem atravessar a rua, etc .). Explique que precisamos de luz, para podermos estudar, ler, atravessar uma rua, etc. Assim também é nossa vida com Jesus, Ele é a nossa luz que nos ajuda a fazer as coisas certas . A pessoa que não conhece Jesus, anda em trevas, na escuridão, não consegue enxergar a Deus e por isso não obedece a Ele, e não pratica o bem. Mas quando ela aceita a Jesus, a luz do Senhor ilumina a sua vida, e ela começa a enxergar a Deus, o Seu amor e a Sua bondade, e passa a obedecê-lo, praticando coisas boas, como obedecer às autoridades, falar sempre a verdade, tratar bem aos seus amigos,etc.


4- Leitura da Bíblia: João 9.1-11


5- Mensagem: Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. Os seus discípulos perguntaram: Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou dos pecados dos pais dele? Jesus respondeu: Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele. Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou, Pois está chegando à noite, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego e disse: Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. (Este nome quer disser ‘’ Aquele que Foi Enviado’’) O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo. Os seus vizinhos e as pessoas que costumavam vê-lo pedindo esmola perguntavam: Não é este o homem que ficava sentado pedindo esmola? É! Diziam alguns. Não, não é. Mas é parecido com ele. Afirmavam outros, Porém ele dizia: Sou eu mesmo. Como é que agora você pode ver? Perguntaram. Ele respondeu: O homem chamado Jesus fez um pouco de lama, passou a lama nos meus olhos e disse: ’’ Vá ao tanque de Siloé e lave o rosto. ’’ Então eu fui, lavei o rosto e comecei a enxergar. Que tremendo foi esse milagre! O cego era reconhecido por todos que passavam ali, pois ele vivia triste, mas agora havia alegria em sua vida.
Há outro tipo de pessoas cegas. São pessoas que ainda não aceitaram a Jesus. Por isso vivem praticando o pecado, e não enxergam o mal que fazem. Mas vocês que conhecem a Jesus, já possuem a luz do Senhor, devem levar esta luz a pessoas que estão cegas espiritualmente. Líder, ore com as crianças para que a luz do Senhor, possa brilhar através delas, porque o Senhor quer usá-las para que as pessoas saiam das trevas e recebam a luz de Deus! Faça o apelo também se tiver alguma criança não crente.


6- Exercício de fixação: Pegue uma cadeira, uma venda para os olhos e 4 sapatos por jogador. Coloque as cadeiras em extremidades da sala e indique uma cadeira para cada jogador. Faça a brincadeira com dois jogadores por vez. Em seguida, coloque uma venda nos olhos dos participantes e distribua pelo chão os quatro sapatos. Cada vez que um jogador encontrar um sapato, deve ir até a sua cadeira para colocá-lo debaixo de um dos pés da cadeira, como se estivesse calçando-o. é importante não se enganar de cadeira na hora de calçá-la. O primeiro jogador a calçar sua cadeira com os quatro sapatos e no tempo definido pelo líder será o vencedor. Durante a brincadeira, o jogador pode, por três vezes, pedir auxílio para o líder, falando: Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. João 8:12. O líder, então, pode tirar a venda dos olhos para que o jogador olhe ao redor e volte a vendar os olhos. Moral: Quem tem Jesus tem direção, porque Ele é a Luz da vida!


7- Comunhão/Despedida

fonte:www.miriangalli.blogspot.com

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

COMO PREPARAR UMA BOA AULA PARA CRIANÇAS NA EBD?

Graça e Paz meus queridos!

Peço desculpas pela desatualização do blog, já faz um tempinho que não postamos nada, foram dias difíceis e de tribulação....mas estamos de volta com fé e esperança em Deus!!! E pra recomeçar peço aos irmãos que estejam em oração por este ministério para que Deus permaneça derramando sobre nós a Tua graça e misericórdia!!!

Vai o post de uma matéria retirada do www.edbonline.com.br falando sobre a preparação da aula, lembrando sempre de fazer tudo com amor e fé no Senhor.

Amém!
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Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele - Provérbios 22.6
A resposta é: ame-as, e você estará apto a ser um bom mestre!
Se você tem amor pelas crianças, saberá usar sua criatividade, e realizar atividades condizentes com a idade delas.
Procure sempre ser alegre nas aulas e tratar a elas com carinho, respeito e consideração. Elas vão retribuir!

Utilize recursos didáticos:
  1. Coros relacionados com o ensino bíblico, de forma a fixar a lição.
  2. Atividades simples (como dobraduras, pintura, pequenos exercícios) – você obtém algumas gravuras e atividades em www.ebdonline.com.br/gravuras.htm.
  3. Ensine oração para as crianças (você fala, elas repetem).
  4. Cartazes e outros recursos visuais (veja a seção de fantoches).
  5. Memorização do versículo bíblico.
Quanto ao que ensinar – ensine a Bíblia!
Observo que não sou contra contar estórias para crianças na EBD (especialmente os pequeninos – abaixo de 5 anos), mas o ideal é relatar e ensinar sempre assuntos diretamente relacionados à história bíblica.
Comece ensinando Gênesis (a criação, a queda, etc.), seguindo uma seqüência lógica. Em datas especiais (Natal, Páscoa, etc.) ensine a relação do evento com a Bíblia.
Uma dica preciosa: não se preocupe em ensinar demais, fatos, números, detalhes, etc. Ensine objetivamente, uma coisa de cada vez, reforçando o tema.
Ore, pedindo sabedoria no ensino. Ame seus alunos, crie um ambiente propício para o aprendizado na classe e você será um (a) bom  (a) professor (a)!